Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

freelancer-de-moda-audaces

15/02/2018

Você está preparado para ser um freelancer de moda?

O mercado da moda está em constante crescimento, cada vez mais valorizado e obtendo ainda mais sucesso. No entanto, para que esse sucesso seja real, alguns profissionais são indispensáveis para a concepção de novos modelos. O modelista e o estilista, por exemplo, se destacam nesse sentido. E, justamente por isso, muitas vezes, esses profissionais podem ser difíceis de encontrar – principalmente se a sua marca estiver buscando um especialista do segmento de atuação.

Muitas marcas não possuem um estilista ou um modelista contratado. Elas procuram esses profissionais por sazonalidade. Para esses casos, existe o freelancer de moda: um profissional que trabalha por conta própria para uma determinada marca e sob demanda.

As vantagens de trabalhar como um freelancer de moda

Por não ter vínculo empregatício com uma empresa, o freelancer de moda tem a vantagem de trabalhar para duas, três ou até mais marcas. Isso é bacana porque proporciona liberdade ao profissional e também para a empresa, que pode trabalhar com vários estilos desenvolvidos por diversos profissionais diferentes.

Todavia, começar a atuar como freelancer de moda pode não ser uma tarefa tão fácil, já que esse mercado é bastante disputado e exige do profissional criatividade, organização, excelência e atualização constante. Se você tem interesse em atuar como freelancer de moda, reunimos algumas dicas que poderão ajudá-lo(a) nessa trajetória.

Quais devem ser os seus primeiros passos como freelancer de moda?

Crie um portfólio, mesmo que você ainda não tenha muitos trabalhos. Caso você já tenha feito vários trabalhos dentro de alguma empresa, entre em contato para saber se você pode divulgá-los.

Se você ainda não tiver muitos projetos para apresentar, crie alguns e os publique! Ainda que sejam jobs “fictícios”, é importante mostrar sua forma de trabalho e o que você é capaz de produzir.

É importante também estar sempre bem apresentável, saber falar sobre seu trabalho e ter confiança no que você faz. Só assim você irá passar segurança para seu(s) possível(is) cliente(s).

Como precificar o seu trabalho como freelancer de moda?

Para trabalhar como freelancer de moda é essencial saber o valor da sua hora de trabalho. Mas fique tranquilo(a): existem ferramentas, sites e apps que fazem isso por você com muita facilidade. Um exemplo é a calculadora freelancer do site 99Freelas, que é bastante completa e dá várias opções para você personalizar e adequar o custo do trabalho para a realidade da empresa que você vai atender e/ou que está pedindo um orçamento.

Como e onde ofertar o trabalho de freelancer de moda?

Criar e manter atualizado um portfólio online é um bom começo. Você pode se inscrever em várias ferramentas desse tipo, como o Behance ou o Cargo Collective, que são plataformas que reúnem vários profissionais das áreas do design, arte, moda e comunicação. Assim, você fica disponível para que as empresas possam buscar por você.

Também existem alguns sites de trabalhos freelancer, como o 99Freelas, que divulga jobs de vários segmentos, inclusive da área de moda. Basta você fazer seu cadastro e ficar atento às novas oportunidades!

Parcerias também são fundamentais. Sendo assim, apresente o seu trabalho para alguns parceiros que possam indicar você para trabalhos e/ou talentos que você possa agregar em uma demanda que apareceu. Formando um grupo de profissionais com quem você poderá trabalhar, fica mais fácil dividir as oportunidades.

E por falar nisso, é fundamental que você corra atrás dessas oportunidades. É de extrema importância saber quem pode ser seu possível cliente, quem você quer conquistar e oferecer seu trabalho para ele – ou seja, muitas vezes, fazer o bom e velho porta em porta. Com tantas informações disponíveis na internet, procure também informar-se sobre os possíveis clientes o máximo possível antes de entrar em contato com eles.

Como diferenciar-se nesse mercado disputado?

Esteja atento para cursos, tanto a distância quanto presenciais. Uma das maiores facilidades da vida de freelancer é poder fazer seu horário, o que torna muito mais simples a participação em cursos, workshops e festivais de moda.

Uma das vantagens dos cursos EaD, que permitem que você se especialize a qualquer hora do dia e de qualquer lugar, é que, como eles vêm crescendo muito, aumentaram o número de opções do mercado. Vale a pena conferir!

Como surpreender o seu cliente e fazer uma entrega diferente da concorrência?

A melhor dica é que você busque entregar um serviço completo. Desde a ideia de um novo modelo ou coleção até a execução e apresentação de tudo, é importante que a sua “marca própria” tenha uma identidade bem marcante e que passe segurança e profissionalismo ao seu cliente.

Além disso, uma característica de destaque e que pode ser um diferencial no mercado é trabalhar com tecnologia de ponta e atualizada. Nesse sentido, faz toda a diferença os profissionais de moda que especializam-se em soluções como o Audaces 360, multissolução completa para atender a todas as etapas do processo produtivo da indústria da moda! Aqui no nosso site você pode encontrar muitas informações úteis para você, como videoaulas e textos com dicas sobre criação, desenvolvimento e produção de moda.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

linha-de-tecidos-compra-lead-times-confecção-audaces

19/09/2018

Entenda como funcionam os lead times de uma confecção na compra de uma linha de tecidos

Escrito por Audaces

moda-do-futuro-industria-4.0-audaces

18/09/2018

Como a Audaces contribui com a Indústria 4.0 e para criar a moda do futuro

Escrito por Audaces

rendimento-de-tecido-como-calcular-audaces

17/09/2018

Conheça mais sobre rendimento de tecido e calcule a sua produção para evitar desperdícios

Escrito por Audaces