Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

27/11/2015

Tudo o que você precisa saber sobre máquina de costura

Por Fabiano Reis

Docente das áreas Têxtil e Vestuário, Mestre em Política Científica e Tecnológica e Sócio da Carlota Reis Camisaria Feminina

Segundo Araújo, 1996 a qualidade da costura depende da integração de elementos das seguintes áreas: máquina de costura, linhas de costura, artigo têxtil, operador de máquina e desenvolvimento do produto. Saber a classificação de cada máquina de costura é de extrema importância, pois a partir de sua classificação que podemos selecionar qual o modelo mais adequado para efetuar um tipo de costura.

As máquinas de costura são classificadas por sua base, tipo de ponto ou por seu modelo e sua função é a formação de pontos. Eles são construídos por meio da mecânica da máquina de costura, juntamente com linhas e tecidos.

Estrutura da máquina de costura 

As máquinas de costura são divididas em quatro partes: braço, corpo, cabeça e base.

No caso de máquinas monobloco, como a overloque a estrutura é alterada, pois esses tipos de máquinas não apresentam em sua estrutura braço ou cabeça e sim um corpo único.

Polia de transmissão da máquina de costura

A polia de transmissão recebe a força que realiza a movimentação da máquina de costura. Esses mecanismos são chamados de intermédios e movem os pistões, eixos, bielas, correias, etc. Quando esses mecanismos são combinados de forma organizada transmitem movimentos para a formação do ponto e alimentação do tecido.

Mecanismo de formação de ponto

Os mecanismos de formação de ponto são componentes mecânicos que formam os pontos de costura. Eles são fundamentais para qualidade no processo de costura esses mecanismos são:

  1. Chapa de Agulha –  as chapas de agulha possuem uma superfície lisa na qual o material é costurado. Cada máquina possui um tipo de desenho para chapa de agulha e todas possuem aberturas para o encaixe dos dentes do conjunto transportador. Além das aberturas de encaixe dos dentes do conjunto transportador a chapa de agulha possui também um orifício para passagem da agulha na formação do ponto de costura.

Fonte: Acervo do autor

 

  1. Calcador – É um mecanismo que tem como função pressionar o material costurado com os demais mecanismos de formação de ponto da máquina de costura. A pressão exercida pelo calcador evita que o material costurado se movimente para a vertical durante o processo de costura. O ajuste da pressão é fundamental para o processo de costura. Existem diversos tipos de calcador abaixo serão apresentados os principais tipos:

Legenda: calcador fixo

Legenda: calcador de pé articulado

Legenda: calcador compensador

Legenda: calcador para zíper

Fonte: Araujo, 1996.

 

  1. Arrastadores – Os arrastadores têm como função o deslocamento do tecido para frente a uma distância pré-determinada entre os intervalos de penetração da agulha no material costurado. O ângulo de inclinação dos dentes do conjunto arrastador é um fator determinante para cada escolha de cada tipo de material a ser costurado. 


Fonte: Tavex, 2008.

A figura abaixo relaciona o peso do tecido a ser costurada, quantidade de dentes por polegada no conjunto transportador e ângulo de inclinação do tecido.

Legenda: Peso tecido x Quantidade de dentes x Ângulo de inclinação
Fonte: Araujo, 1996.



Legenda: Arrastadores ângulo de inclinação
Fonte: Tavex, 2008.

Fonte: Reis F. F., Costura Industrial. São Paulo: ETB, 2014.

 

Saiba mais:

Controle de qualidade têxtil e do vestuário
Departamento Técnico da Indústria do Vestuário
Inovações na indústria do vestuário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

10/12/2018

Qual a importância da cronoanálise no processo produtivo de moda

Escrito por Audaces

realidade-aumentada-marcas-criam-moda-audaces

06/12/2018

Conheça marcas que criam moda com realidade aumentada

Escrito por Audaces

marcacoes-internas-molde-descubra-importancia-modelagem-audaces

05/12/2018

Descubra qual é a importância das marcações internas em um molde

Escrito por Audaces