Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

30/12/2013

Tipos de zíper utilizados na confecção de roupas

Você conhece os tipos de zíper? O zíper, também conhecido como fecho ou braguilha, é um dos diversos itens que são utilizados na indústria de confecção para a produção das roupas e em artigos de couro. Caracteriza-se por ser um fecho de correr feito de dois “cadarços” compostos de dentes metálicos, dispostos de forma a se encaixarem ao sofrerem a ação de um “cursor”. Na indústria do vestuário existem diferentes tipos de zíper que são utilizados na confecção dos produtos.

Tipos de zíper

Zíper fechado comum: geralmente fabricado de nylon ou poliéster, esses itens são utilizados para praticamento todos os tipos de peças. Destacam-se por serem leves, flexíveis, de fácil abertura/fechamento e uma opção interessante para quem necessita de resistência a ferrugem e ao calor.


Reprodução

Zíper invisível: é utilizado com frequência em peças delicadas, como vestidos e saias, e se destaca por, ao unir as partes do tecido, ficar praticamente invisível no conjunto, disfarçando o local da abertura. Possui um puxador fininho e discreto, em forma de gota, o que auxilia em torná-lo discreto. Assim como o zíper fechado comum, é produzido de nylon e poliéster.

 

 

Reprodução

Zíper aberto: este tipo de zíper caracteriza-se por separar totalmente a peça, ou seja, por abrir a roupa em duas partes, em cima e embaixo. É utilizado com frequência em casacos, blusas e outros modelos que apresentem a frente aberta.

 

 

Reprodução

Zíper de metal: este é um os tipos de zíper que possui o encaixe dos dentes feito de forma diferente. Os zíperes comuns possuem uma espiral continua de dentes, já os de metal se caracterizam por possuírem os dentes presos, individualmente, na tira de tecido. Esse item é mais utilizado em peças como calças e jaquetas em jeans ou couro.

 

 

Reprodução

Zíper de plástico moldado: parecidos com os do tipo metal, com os dentes pregados individualmente nas fitas de tecido, porém, o material dos dentes é plástico.

Reprodução

Leia mais:

– Aviamentos Funcionais
– O zíper invisível
– Zíper invisível: como costurar?

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Pink October Campaign Symbol

30/10/2020

Campanha Outubro Rosa: quando a prevenção entra na moda

Escrito por Audaces

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces