Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

06/03/2014

Têxteis inovadores: mercado promissor para a indústria têxtil

Um novo mercado vêm se destacando na indústria têxtil, o de produtos têxteis tecnológicos que oferecem recursos diferenciados, como tecidos com propriedades hidratantes, que combatem a celulite, autobronzeadores, afrodisíacos, entre outros. Esse novo nicho ganhou mais visibilidade especialmente na França, que perdeu cerca de 500 mil empregos desde 1980 com a mudança das fábricas de roupas para outros países e da concorrência dos produtos asiáticos.

Ao ver um pilar importante da história da indústria francesa ruir, o governo da França e a União Européia apoiaram a criação do Centro Europeu de Têxteis Inovadores (CETI). O instituto vai ao encontro da representatividade alcançada no mercado pelos têxteis tecnológicos da França, que já representam 40% de toda a produção têxtil do país, segundo dados do Observatório de Tecidos Técnicos do Instituto Francês de Moda.

O CETI está situado em um grande polo têxtil da França, entre as cidades de Tourcoing e Roubaix, e possui um espaço de 15 mil m², inaugurado em outubro de 2013. O instituto tem o objetivo de compartilhar a tecnologia com a indústria, criando protótipos e uma pequena produção. A estrutura possui laboratórios com equipamentos de ponta e desenvolve pesquisas na área de Tecidos não Tecidos (TNT) e novas fibras. Para Marc Honoré, diretor-geral do CETI, a inovação abriu um novo mercado e os têxteis tecnológicos compensam a comercialização do tradicionais.

A inovação tecnológica é uma forte arma para as industrias têxteis, uma vez que os têxteis inovadores representam em vendas na França 5,5 bilhões de euros, com crescimento de 6% ao ano, enquanto o setor têxtil-vestuário vêm apresentando quedas desde 2008. Vale destacar que os têxteis inovadores vão além dos produtos para fabricação de roupas e também são usados em satélites e foguetes, trens-bala, construção civil, indústria automobilística, na fabricação de cordas de violino, entre outras.

Ceti
Esse novo nicho também emprega centenas de trabalhadores. Apenas o Ceti tem uma centena de funcionários e possui parceria com inúmeros laboratórios científicos, que empregam uma centena de pesquisadores.

O Ceti desenvolve materiais para sistemas de filtração de ar e outras substâncias, isolamento térmico, etc. Além de criar novos TNTs, o centro também realiza melhorias nesses materiais, especialmente os usados na indústria de higiene e limpeza. Outra vertente de pesquisas são os nanotêxteis.

Leia também…
– Tecidos tecnológicos são usados na moda
– Tecidos anti-UV protegem a pele dos raios solares
–  Novos tecidos ampliam possibilidades da moda
 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

sala-de-corte-4.0

13/08/2019

Sala de corte 4.0: planeje e controle a sua produção com mais assertividade

Escrito por Audaces

08/08/2019

Conheça as previsões para a indústria da moda até 2025

Escrito por Audaces

21/06/2019

Como usar a Base de Conhecimento Audaces

Escrito por Audaces