Sistemas inteligentes melhoram da criação à produção em uma confecção - Audaces

Sistemas inteligentes melhoram da criação à produção em uma confecção

Você já ouviu falar em transformação digital? Esse é um termo que vem sendo amplamente utilizado, em diferentes indústrias, para falar sobre como as tecnologias estão ajudando as empresas a melhorar o desempenho, tornarem-se mais competitivas e garantirem melhores resultados. Para atingir esses objetivos, é necessário contar com pessoas competentes e com sistemas inteligentes que farão essa gestão, e nas confecções não é diferente.

Contar com as ferramentas certas para aumentar a produtividade, evitar erros e potencializar a competitividade é algo essencial para as empresas que trabalham com moda. Afinal, com o mercado cada vez mais disputado, é preciso fazer melhor e diferente a fim de se obter algum destaque diante desse cenário. Para isso, não basta fazer o que todo mundo faz; é necessário inovar nos processos e buscar sistemas inteligentes que possibilitem tal inovação no dia a dia.

Como os sistemas inteligentes melhoram os processos em uma confecção

Atualmente, existem diversos softwares e equipamentos que auxiliam de forma integrada todo o processo das confecções, iniciando pela criação, passando pelo desenvolvimento e finalizando na produção. Mais do que contar com as tecnologias certas, é fundamental que estas se comuniquem entre si, pois isso pode agregar ganhos significativos no cotidiano das confecções.

Para entender os benefícios dos sistemas inteligentes e como eles podem auxiliar cada uma das etapas do processo da confecção, preparamos o infográfico “Entenda como integrar os processos da confecção utilizando sistemas inteligentes”. Baixe agora gratuitamente o infográfico e veja como a sua confecção pode se tornar ainda mais produtiva e eficiente!

Algumas vantagens de contar com sistemas inteligentes

As atividades estritamente manuais estão com os dias contados. Isso porque elas demandam recursos significativos, como tempo e dinheiro. Ao contar com sistemas inteligentes, que proporcionem integrar desde a criação até à produção das confecções, as empresas de moda ganham em produtividade e economia e conseguem corrigir falhas antes que elas aconteçam.

Criação

Atualmente, existem ferramentas que auxiliam o designer de moda na etapa de criação dos modelos, ajudando o profissional desde a concepção das peças até o momento de realizar testes básicos de viabilidade do produto. Com o apoio de manequins em 4D, o profissional cria as peças, troca facilmente estampas e aviamentos, testa o caimento dos modelos e, em pouco tempo, realiza os ajustes necessários.

Outra vantagem importante é a integração entre os processos criativos e de desenvolvimento, que permite simular os custos envolvidos na produção das peças ainda na fase de criação. Além disso, também possibilita criar facilmente a ficha técnica que irá acompanhar o modelo da criação à produção, melhorando a comunicação entre o estilista e o modelista.

Desenvolvimento

Na fase de modelagem, os sistemas inteligentes contribuem dando mais agilidade ao processo de produção das modelagens, que deixa de ser estritamente manual e passa a ser totalmente ou semi informatizado. Ao criar a modelagem base utilizando os recursos tradicionais (papel, lápis e régua), o modelista pode digitalizá-la e importar para o software de modelagem, onde poderá criar em poucos minutos os demais tamanhos.

O profissional envolvido nesse processo também pode criar todas as peças diretamente no sistema, o que torna ainda mais ágil o procedimento de desenvolvimento dos moldes. E se houver alguma inconsistência na modelagem? Relaxa! Ao utilizar o software, fica muito mais simples de corrigir. Com poucos cliques, o modelista faz o ajuste correto e recria os demais tamanhos, sem complicação e demorando apenas alguns minutos.

Produção

Outros desafios podem ser facilmente vencidos ao contar com sistemas inteligentes e que sejam integrados em todas as etapas do processo de uma confecção. Isso porque, após criar as modelagens, as peças devem ir para a produção – enfesto do tecido e corte. E é exatamente nessa etapa que as confecções podem ganhar em agilidade, redução de custos e economia de matéria-prima.

Fazer o encaixe dos moldes de forma manual demanda tempo e pessoas extremamente especializadas. Mas e se um software fosse capaz de calcular o encaixe ideal, com o mínimo de desperdício de matéria-prima, não seria ótimo? Pois saiba que já existem tecnologias que fazem isso e ajudam a sua confecção a reduzir custos significativos.

Quer saber mais sobre como os sistemas podem tornar a sua confecção mais competitiva e inteligente? Então baixe gratuitamente o infográfico “Entenda como integrar os processos da confecção utilizando sistemas inteligentes”.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *