Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

17/10/2019

Sistema para confecção de moda: como funciona na prática

Quando temos um todo organizado, um conjunto cujas partes são interdependentes e trabalham de maneira sinérgica em função de um objetivo em comum, damos a isso o nome de sistema. E na indústria da moda, como funciona um sistema para confecção? Partindo dessa ideia inicial, trata-se de um modelo produtivo em que todas as etapas estão integradas, operando linearmente e com velocidade. Ou seja, a eficiência em uma das fases irá impactar positivamente nas seguintes.

Um sistema, portanto, tem como base uma visão panorâmica e global da produção de moda. Quanto melhor as informações fluírem dentro dele, mais segura e assertiva será a comunicação entre diferentes departamentos e mais eficiente será o processo produtivo como um todo. No setor de moda, isso significa alinhar o tripé criação, desenvolvimento e produção em um processo sequencial e fluído de modo a otimizar o uso de tempo e recursos e reduzir custos, desperdício e retrabalho. Em outras palavras: potencializar a rentabilidade e a lucratividade do seu negócio e adequar-se para um mercado exigente e competitivo.

A diferença em utilizar um sistema para confecção especializado

O avanço tecnológico dos últimos anos permitiu que a indústria da moda migrasse do método manual para sistemas digitais e automatizados. Na prática, empresas que adotam esse tipo de tecnologia registram ganhos de agilidade, segurança no processo produtivo e performance.

Um ambiente informatizado é ideal para se estabelecer um método de trabalho sistêmico e integrar múltiplos procedimentos sequenciais, eliminando problemas de comunicação entre diferentes áreas e eventuais equívocos e retrabalhos que podem surgir desse processo.

Para quem está procurando uma solução para sua empresa de moda, a multissolução Audaces 360 oferece um completo sistema que integra todas as etapas criativas e produtivas da confecção. Uma plataforma inteligente, sintonizada com o conceito de Indústria 4.0, que atende aos requisitos de criatividade e estilo sem perder de vista a eficiência industrial e as estratégias comerciais.

Mas como a multissolução Audaces 360, desenvolvida por especialistas em moda, funciona na prática? A seguir, iremos demonstrar como o conjunto de ferramentas que compõem essa multissolução pode ser articulado de forma sequencial dentro da sua indústria.

1. Criação alinhada com as demais etapas da empresa

Com a inovadora tecnologia 4DAlize, estilistas podem dar asas à imaginação e criar peças e coleções diretamente no computador, visualizando o caimento do vestuário em um manequim tridimensional e fazendo graduações rapidamente.

Assim, com poucos cliques no mouse, o usuário altera cores, tecidos, formatos e padrões por meio de recursos criativos e fáceis de usar. A solução conta com uma variedade de ferramentas de espelhamento, costura, estampas e aviamentos.

Do ponto de vista sistêmico, a vantagem dessa criação computadorizada está na geração automática da ficha técnica por meio do Audaces Idea. Ao mesmo tempo em que o trabalho criativo se desenvolve, o sistema também fornece as informações essenciais para sua modelagem e produção, facilitando a comunicação entre estilistas, modelistas e agentes comerciais.

Ao desenvolver uma nova coleção, o sistema criado pela Audaces fornece o pré-custo de produção ainda na etapa da criação. Com esse cálculo a empresa prevê a viabilidade do produto e, antes de produzir uma peça-piloto, decide se irá ou não desenvolvê-la, o que resulta em economia de tempo, recursos e uma previsão assegurada da lucratividade desejada.

Como você pôde perceber lendo este conteúdo até aqui, a multissolução Audaces 360 apresenta uma visão global de um processo produtivo de moda pensado de ponta a ponta.

2. Desenvolvimento com segurança e agilidade

Dentro de um sistema para confecção que integra a criação com as etapas seguintes, o desenvolvimento e a modelagem das peças ficam muito mais assertivos. Os moldes podem, por exemplo, ser extraídos da pré-modelagem executada no 4DAlize, já com todas as informações essenciais registradas na ficha técnica.

Com isso, consegue-se uma articulação perfeita entre modelistas e estilistas, algo crucial para conferir mais agilidade e eficiência a todo o processo produtivo da indústria da moda.

No Audaces Moldes você pode elaborar novos moldes ou aplicar modificações livremente a partir de uma base fixa. A solução digital, que opera a partir da lógica de um sistema CAD, permite também que o usuário faça rápidas graduações a partir do cadastramento de tabelas de medidas, já sabendo o consumo de tecido para cada um dos tamanhos que a empresa produzirá daquele modelo.

Um sistema de modelagem proporciona uma economia de tempo e de materiais que reflete em todo o processo produtivo e na lucratividade da empresa. Calcular as medidas em milímetros, com precisão, estabelecer simetria perfeita e rodar testes virtuais minimizam as chances de equívocos que ficariam evidentes apenas na fase de encaixe e corte do tecido, por exemplo.

Ao detectar algum desajuste, você pode fazer as devidas alterações no computador sem cair no retrabalho de fazer novos moldes no papel.

3. Produção inteligente e automatizada

Depois da criação e do desenvolvimento, chegamos à etapa da produção dentro de um sistema para confecção. Nas etapas anteriores foram assegurados o pré-custo das peças a serem fabricadas e a modelagem precisa que, nesse momento, resultarão em mais assertividade e agilidade na produção de moda.

Por meio do Audaces Encaixe, os encaixes dos moldes no tecido são realizados automaticamente, com espaçamento zero entre as peças, visando o melhor aproveitamento do material.

Com o encaixe otimizado, as chances de equívocos na etapa de corte são praticamente nulas. Através do sistema Audaces Intelligent Cutting Flow (ICF), todos os processos, pessoas e equipamentos são integrados, assegurando uma gestão eficiente de enfestos e demais máquinas que fazem parte da sala de corte.

É nessa etapa que a coleção que foi sistematicamente elaborada nas fases anteriores será importada para a sala de corte como pedido de produção. O gestor dessa área pode definir então as prioridades do enfesto, risco e corte de tecidos, verificar previamente o consumo de insumos e, se for o caso, interromper o processo para realizar ajustes.

Gostou da lógica por trás do sistema para confecção mais completo do mercado, o Audaces 360? Então que tal adotar essa tecnologia na sua empresa e ampliar, com isso, sua produtividade, eficiência e lucro? Clique na imagem abaixo para solicitar o contato de um dos nossos consultores e saber como você pode implantar a multissolução Audaces 360 na sua empresa!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

14/11/2019

Como fazer o desenvolvimento de coleção de moda com maior eficiência

Escrito por Audaces

custos-de-producao-estrategias-produzir-mais-gastando-menos-audaces

12/11/2019

Custos de produção: 4 estratégias para produzir mais gastando menos

Escrito por Audaces

arrazantty-historia-case-otimizou-tempo-aprovacao-colecoes-audaces

11/11/2019

Conheça a história da Arrazantty, que diminuiu 67% o tempo de desenvolvimento de suas coleções utilizando a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces