Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

07/11/2014

Roupa infantil: saiba os cuidados que deve ter

Por Paula Guimarães
Modelista e Professora do SENAI Londrina

Quando falamos em roupa infantil, o conforto é uma característica muito importante ao se desenvolver peças para crianças. Nesse sentido, vale ressaltar a atenção que se deve dar a alguns detalhes relacionados à vestibilidade, principalmente ao se trabalhar com o público desde bebê até seis anos.

Em peças que precisam passar pela cabeça, por exemplo, é preciso que seja feita a modelagem com algum tipo de abertura para que não haja incômodo no momento de vestir ou despir. Em muitos casos não é suficiente fazer um decote grande, pois pode ser que o decote fique aberto demais e exagerado deixando a região do pulmão desprotegida, podendo causar resfriados, o que as mães sempre procuram evitar.

Em vestidos, por exemplo, pode se fazer a abertura com botões nas costas, como nesse modelo:

 

 

Na roupa infantil não é interessante se colocar zíper, pois este pode machucar a criança no uso ou ao abrir e fechar. Em casos de camisetas ou blusas fechadas na parte da frente é possível fazer a abertura no ombro fechado com botão “tic tac” que é mais comum em bodys de bebês.

Existem também opções de aberturas nas costas, como a abertura de polo ou uma “gota” com acabamento em debrum e abotoamento com aselha do próprio tecido ou elástico.

 

 

 

 

 

 

 

Nas partes de baixo de roupa infantil, como calças, shorts ou saias, pelo fato de o corpo das crianças ter menos curvas do que o adulto, normalmente essas peças não param na cintura com facilidade e para resolver este problema pode se colocar elástico na cintura toda ou somente na parte traseira. Uma opção interessante é o elástico caseado, pois a maneira de utilizá-lo permite um ajuste que abrange mais medidas do que o elástico fixo.

 

 

 

Na parte interna do cós, normalmente na lateral, é feita uma casa de cada lado com 2 cm para passar o elástico dentro do cós e é pregado um botão logo depois da casa para fazer a regulagem.

 

 

 

 

 

Leia mais:

Modelagem infantil: Como fazer?

Segurança no vestuário infantil previne acidentes

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces