Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

19/02/2014

Profissionais que atuam na moda: da produção à divulgação

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

Em textos anteriores falamos sobre a situação do mercado da moda, as profissões da indústria da moda e, por último, sobre os cargos que atuam na comercialização de moda. Neste texto apresentaremos os profissionais que atuam na moda diretamente com produção e divulgação no universo fashion.

Modelo – Esses profissionais atuam na moda desfilando as coleções de roupas e acessórios, posam para revistas e catálogos, lançam produtos em anúncios e comerciais, posam para fotos editoriais e publicitárias.

Beauty Artist – É a nova denominação para cabeleireiro e maquiadores, vão além dos cosméticos e do simples penteado e passam a criar sobre as imagens desenvolvidas pelo designer e stylist, definindo e concretizando o visual dos modelos para desfiles, publicidade e eventos.
Agência de beleza – Para os desfiles, é a agência que distribui a equipe de maquiadores e cabeleireiros.

Produtor de desfile/ Stylist – Desenvolve a idéia e coordena um desfile, definindo, junto com o designer, a imagem que vai para a passarela, dá unidade à coleção, selecionando as peças mais fortes. Dirige uma equipe grande (luzes, técnicos, modelos, costureiras, maquiadores) para que tudo seja feito no tempo certo e sem erros.

Produtor de moda – É responsável por organizar e relacionar roupas e acessórios para campanhas publicitárias e fotos em revistas e catálogos, ficando responsável também pela escolha da locação, modelos, maquiador e fotógrafo. Trabalha diretamente com o stylist e o fotógrafo, troca idéias, colabora no desenvolvimento do tema, pesquisa materiais e participa dos castings.

Figurinista – Esses profissionais atuam na moda com a elaboração de figurinos para teatro, ópera, ballet, cinema e televisão (para atores, jornalistas, apresentadores etc.). Concebe roupas novas por meio de pesquisa histórica, produz fantasias e trajes especiais. Conhece profundamente a história do vestuário.

Diretor do desfile – Pensa na edição, na trilha, na cenografia e na iluminação do desfile, com ênfase no espetáculo.

Diretor artístico – Está diretamente ligado a todas as grifes do evento, cuidando das marcas participantes como um todo, da escolha dos equipamento de som e luz, bem como a organização do calendário geral dos desfiles.

Scouter e produtor de casting – Acompanha os castings com as agências, com os produtores e com os stylists das marcas. Descobrem novos modelos para enriquecer os castings.
Booker – É o agente de modelos. Define a agenda compromissos, castings, apresenta modelos, negocia cachês, seleciona trabalhos, cuida dos modelos e de suas agendas.
Coordenador de camarim – É quem cuida dos locais dos desfiles, suprindo as necessidades operacionais de cada designer, de organização e limpeza. Confere o casting e a entrada de roupas no camarim.

Relações públicas – Faz a comunicação entre a marca e o pessoal de marketing, ligando com produtores, editores, stylists, mídia e agências de publicidade. Cuida da distribuição dos convites e participa da elaboração dos mapas de assento da platéia. Possui uma ampla lista de contatos e é conhecido de pessoas-chave.

Coordenador executivo – É quem cuida dos detalhes do evento: som, iluminação, organização dos participantes, platéia, infra-estrutura dos bastidores, passarela, salas, cenários, palcos, backstage e pela instalação de energia elétrica em todo o local.
Assessor de imprensa – Se encarrega da divulgação de imagem da empresa. É quem tem toda a informação, quem responde a perguntas, quem distribui releases e kits. Trabalha em rede e confere tudo nas listas de convidados.

Assessoria de imprensa oficial – Quando o evento é de grande porte, seus organizadores dispõem de uma assessoria oficial, produtora-executiva para assuntos de mídia, responsável pela sala de assessorias. É de sua responsabilidade o envio, à imprensa, de calendários, notificações ou alterações de datas e horários, confirmação de presenças, entrevistas coletivas, e mediações entre outras assessorias.

Jornalista de moda – O jornalista que se dedica a escrever sobre moda, da criação ao aspecto econômico. Estuda a história da moda e tem preparação para avaliar as tendências e cuidar da parte visual do trabalho jornalístico.

Fotógrafo de moda – Fotografa editoriais para revistas e publicidade, concretizando em imagens os conceitos que orientam a seleção de roupas para uma reportagem de moda ou para coleção de uma confecção. O trabalho exige sensibilidade, cuidado estético e capacidade de planejamento.
 

 

Um dos profissões essenciais do universo fashion é o modelo/ Reprodução

 

Editor de moda – Responsável pela coordenação de editoriais e reportagens da moda, orientando o trabalho de Fotógrafos, Produtores e Repórteres. Trabalha na redação e fora dela, comandando toda a equipe de redação.

Camareira – Atua nos bastidores dos desfiles, na correria das trocas para entrar na passarela, acompanha as provas de roupas dos modelos e confere os cartões de identificação com as descrições de cada look pendurados nas peças.

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

10/12/2018

Qual a importância da cronoanálise no processo produtivo de moda

Escrito por Audaces

realidade-aumentada-marcas-criam-moda-audaces

06/12/2018

Conheça marcas que criam moda com realidade aumentada

Escrito por Audaces

marcacoes-internas-molde-descubra-importancia-modelagem-audaces

05/12/2018

Descubra qual é a importância das marcações internas em um molde

Escrito por Audaces