Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

07/05/2018

Produção mais limpa: uma boa estratégia ambiental que reduz custos de produção

Metodologia defendida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a produção mais limpa pode ajudar confecções a melhorar a lucratividade por meio da redução de custos de produção. A produção mais limpa (P+L) caracteriza-se por ser uma aplicação contínua de uma estratégia ambiental integrada e preventiva que visa, entre outros pontos, a aumentar a eficiência global e reduzir os riscos às pessoas e ao meio ambiente.

A P+L aplica-se a processos, produtos e serviços. Aos processos, por meio da conservação de matérias-primas, água e energia; eliminação de matérias-primas tóxicas e redução, na fonte, da quantidade e toxicidade das emissões e dos resíduos gerados. Aos produtos, pela redução dos seus impactos negativos ao longo do ciclo de vida, desde a extração da matéria-prima até a sua disposição final; e aos serviços, pela incorporação das questões ambientais em suas fases de planejamento.

Conheça mais sobre as vantagens de investir no conceito de produção mais limpa

A Indústria da Moda beneficia-se diretamente com a implementação dessa estratégia. Os maiores ganhos podem ser obtidos na redução do uso de matéria-prima, que chega a responder por até 60% do preço de uma peça, assim como pela redução na utilização de energia. Toda essa economia pode refletir diretamente no lucro de uma companhia.

Outra vantagem que a produção mais limpa pode introduzir na sua confecção é a de fomentar um ciclo de inovação. Isso pode ocorrer porque a minimização de resíduos estimula a fazer mais com menos, possibilitando a obtenção de ganhos de produtividade.

Esse movimento auxilia a empresa a desperdiçar menos e a conhecer melhor a sua produção e sua capacidade produtiva. A P+L contribui também para o desenvolvimento sustentável, pois contribui para a redução na geração de resíduos.

Se você se interessa por esse assunto, convidamos a acessar o e-book “Produções mais limpas: redução dos impactos ambientais com benefícios financeiros”, conteúdo que produzimos para ajudar a sua empresa a mergulhar nessa tendência global.

Como a produção mais limpa é impulsionada pelo uso das tecnologias

Uma série de tecnologias contribui para que a indústria da Moda enquadre-se aos princípios da produção mais limpa. Entre as tecnologias de maior destaque, citamos:

  • Softwares para criação de desenhos e moldes no computador;
  • – Software para gradação automática de peças;
  • – Software para cálculo de encaixe de peças para corte;
  • Enfestadeira que contabiliza a quantidade de matéria-prima colocada no enfesto e não aproveitada, possibilitando controlar os desperdícios;
  • Máquina de corte que proporciona o menor espaçamento possível entre os moldes, aproveitando ao máximo a utilização de tecido.

Passos importantes para implantar uma produção mais limpa com sucesso

A implantação bem-sucedida da metodologia de produção mais limpa depende de procedimentos claros e criteriosos. As etapas recomendadas para uma implantação dessas ter maiores chances de êxito são as seguintes:

  • Planejamento e organização: aqui se deve obter o comprometimento e o envolvimento da direção da empresa, o que contribui para facilitar o engajamento de todas as pessoas da companhia;
  • Pré-avaliação e diagnóstico: é a etapa em que se selecionam os focos de avaliação da produção mais limpa;
  • Avaliação da produção mais limpa: é aqui que se geram as alternativas para o desenvolvimento da estratégia que será adotada;
  • Estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental: a partir de estudos realizados sobre as alternativas disponíveis selecionam-se as opções a serem implementadas;
  • Implementação de opções e plano de continuidade: é neste momento em que se colocam em prática as decisões tomadas na etapa anterior. Também se desenvolvem estratégias para garantir a continuidade do programa de produção mais limpa.

Você se interessou por esse assunto? Então acesse o e-book “Produções mais limpas: redução dos impactos ambientais com benefícios financeiros”, que traz os principais pontos sobre o tema. Esse conteúdo poderá ajudar a sua empresa a tirar dúvidas sobre como funciona o processo de uma produção mais limpa e como é possível implantar essa lógica na sua confecção.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

producao-360-produzir-roupas-que-vendam-mais-audaces

18/10/2018

Produção 360: veja como produzir roupas que vendam mais

Escrito por Audaces

peca-piloto-preparacao-linha-de-produtos-audaces

17/10/2018

Peça-piloto e preparação da linha de produtos final

Escrito por Audaces

categorias-de-produtos-desenvolvimento-selecao-linhas-produtos-audaces

15/10/2018

Desenvolvimento de categorias de produtos e seleção de linhas

Escrito por Audaces