Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

01/07/2013

Processo de Criação: os quatro passos para ter uma ideia (parte I)

Você sabe como acontece a criação? Vários cientistas, pensadores e artistas já se perguntaram como ela ocorre. Alguns defendem o processo de criação em até sete etapas. Porém, praticamente todos concordam com quatro passos básicos, elaborados pelo físico alemão Hermann von Helmholtz e por Graham Wallas, da Universidade de Londres. Cada uma das etapas tem suas características. Quer saber quais são?

 

 

Os pesquisadores Hermann von Helmholtz e por Graham Wallas elaboraram os quatro processos de criação/ Reprodução

 

 

Preparação, Saturação ou Informação

Este passo nada tem de mágico ou misterioso, é um trabalho árduo e quase estafante. Segundo o dicionário, "saturar" significa "fartar, encher inteiramente, impregnar até o ponto de não poder mais ser absorvido". Simplificando, envolve pesquisa profunda e sistemática sobre o problema a ser resolvido.

Thomas Edison já dizia: "sou mais uma esponja do que um inventor". Ao querer descobrir algo, investigava como outros tentaram resolver o problema, recolhendo informações sobre as experiências e estudos já feitos sobre o assunto. Aqui o segredo é 99% de transpiração e 1% de inspiração. E vale destacar que enquanto se trabalha conscientemente em um problema, o inconsciente é saturado de informações.

Incubação

O segundo passo do processo de criação é passivo. Ficar tranquilo, relaxar e não pensar no problema, o inconsciente trabalha enquanto relaxa, convertendo as informações coletadas em novos conceitos em busca da solução do problema.

Helmholtz, dizia que as boas ideias lhe vinham "durante a subida de uma montanha num dia ensolarado". Já Einstein e Sherlock Holmes tocavam violino, outros acreditam que ouvir música, dirigir, ler poesia, pescar, caminhar, ir ao teatro ou ler histórias alimenta o processo de criação.

No próximo post, serão apresentadas as últimas etapas que compõem o processo criativo: o insight e a verificação. Duas etapas importantíssimas que apontam qual o melhor caminho a seguir.

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

14/06/2019

Qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

Escrito por Audaces

03/06/2019

Audaces participa da maior feira mundial em maquinário têxtil, a ITMA

Escrito por Audaces

28/05/2019

Empresa do segmento Fitness reduz 50% de tempo no desenvolvimento de produto

Escrito por Audaces