Por que o investimento em automação é o melhor recurso para vencer a crise - Audaces

Por que o investimento em automação é o melhor recurso para vencer a crise

Depois de um período difícil, a economia brasileira vem mostrando sinais fortes de recuperação e o mercado da moda tem acompanhado esse ritmo. O setor têxtil cresceu 3,7% em 2017, chegando a 1,77 milhão de toneladas, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit). Mas há maneiras de acelerar ainda mais esse processo e esse caminho passa pelo investimento em automação.

Pode parecer contraditório pensar em adquirir softwares ou equipamentos em uma conjuntura não muito favorável, mas a tecnologia não deve ser tratada como um gasto, e sim como um investimento. O uso de soluções específicas ajuda a tornar o negócio mais ágil, reduzindo os custos operacionais e aumentando a produtividade das equipes. E o melhor de tudo: os efeitos benéficos do investimento em automação podem ser sentidos em curto, médio e longo prazo!

Como o investimento em automação pode potencializar o crescimento da sua empresa

A otimização das etapas do processo produtivo,a maior integração da cadeia de valor e a racionalização dos recursos – incluindo as matérias-primas – são alguns dos benefícios do investimento em automação.

Para o universo da moda, onde a customização é uma estratégia altamente recomendável como diferenciação de oferta, a tecnologia tem um papel ainda mais importante. Com a implantação da solução correta, é possível fabricar peças exclusivas em um tempo muito menor do que na confecção tradicional/manual.

Além de agilidade na produção, outro benefício da automação é que o retorno sobre o investimento em softwares e sistemas automatizados é garantido. Segundo a Pesquisa Anual do Uso de TI, produzida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Eaesp), as indústrias com ações na bolsa que mais investiram em TI na última década obtiveram maior crescimento da sua receita operacional e resultados mais eficazes em suas operações.

A pesquisa da FGV-Eaesp demonstrou que o aumento de um ponto percentual (1%) nos investimentos das empresas em tecnologia resultou, em apenas dois anos, em um crescimento de 7% na lucratividade dessas companhias. Isso evidencia como a implantação de novas tecnologias pode ser um fator determinante para o aumento do lucro das companhias – e em um curto prazo de tempo.

Mas, apesar de todas as vantagens trazidas pela automação, um artigo publicado no site da Agência CNI mostra que apenas 30% das indústrias brasileiras adotam a tecnologia em seus processos produtivos em nível moderado ou alto. Um dos principais motivos para o relativamente baixo nível de adoção das inovações no País é a falsa crença de que esse é um processo complexo e, principalmente, caro.

A popularização crescente da computação em nuvem, contudo, começa a mudar essa realidade. Agora, investir em uma infraestrutura moderna de TI é muito mais simples e acessível. Com o cloud computing, essa infraestrutura torna-se acessível inclusive para as organizações de menor porte.

Um dos principais diferenciais trazidos pela computação em nuvem para as empresas é que ela permite uma expansão de tecnologia de forma escalada e sem a necessidade de adquirir uma grande quantidade de soluções de uma só vez.

Nesse sentido, também têm destaque os produtos oferecidos através do modelo de negócio de software como serviço, que permitem que empresas de todos os portes possam acessar tecnologias de ponta pagando apenas pelo uso destes sistemas – e não mais pela compra dos softwares, como anteriormente.

Descubra quais são as tecnologias mais atuais para o segmento da moda

Os softwares dedicados ao setor têxtil e de confecção permitem visualizar o custo final da peça logo na primeira etapa de produção, quando o profissional finaliza o desenho técnico. Nessa fase, com o uso dessa tecnologia, é possível calcular quanto vai ser gasto com a matéria-prima para o desenvolvimento daquele modelo, que é um dos principais componentes do custo de produção, e outros itens importantes.

Isso evita que uma peça economicamente inviável tenha que passar pelas demais etapas de produção antes que essa inviabilidade seja identificada. Consequentemente, ao utilizar essa tecnologia, a sua empresa consegue reduzir custos e ser muito mais efetiva na aprovação das peças que serão colocadas à venda no mercado.

A ficha técnica automatizada é um dos diferenciais trazidos pela tecnologia. As informações corretas e registradas no sistema evitam ruídos de comunicação entre as equipes, o que pode impactar significativamente no resultado final da produção. O resultado prático disso é que, com o fim do retrabalho, as empresas economizam em matéria-prima e aumentam a sua lucratividade.

As soluções voltadas ao segmento de moda ajudam, inclusive, na hora de fazer a precificação correta dos produtos. A definição do preço a ser cobrado por cada peça de roupa é um dos itens mais importantes de uma confecção, mas muitas vezes é colocada em segundo plano.

Com as novas tecnologias, como as criadas pelo nosso time na Audaces, é possível prever o custo da peça ainda na etapa de desenho, reduzir o tempo na gradação e otimizar o encaixe dos moldes, garantindo, assim, o melhor aproveitamento da matéria-prima.

Quer saber mais sobre as tecnologias voltadas à indústria da moda? Então continue acompanhando nosso blog e conheça também nossos conteúdos educativos.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *