Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

20/08/2014

Os detalhes que fazem a diferença – Parte 2

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

No primeiro post sobre detalhes, apresentei algumas possibilidade e técnicas para construção de modelos diferenciados. Neste mostrarei mais algumas soluções bacanas para criação.

Pregas onduladas: Essas pregas forma ondulações e são feitas em sequência. As pregas são torcidas em uma mesma direção e então se passa uma costura reta para firmar todas juntas. No exemplo percebemos a técnica e na ilustração a sua aplicabilidade. Porém, existem várias possibilidades para essa técnica, na manga, frente e costas de uma peça, saias, vestidos. Fica interessante em diferentes tipos de tecidos e fica muito interessante usar um tecido que tenha o avesso de outra cor, pois quando a prega é dobrada vai aparecer as duas cores.

 

 

 

 

Fonte: Giannangeli, 2013.

 

Pregas laços: A prega laço tem um efeito muito bacana, o efeito zigzag. É uma prega larga que é costurada nas extremidades e o visual fica semelhante a de um laço. Na imagem conseguimos visualizar melhor essa técnica, sua regularidade e o ponto que forma o laço. Sua aplicabilidade é variada, pode ser feita apenas em algum detalhe ou na peça inteira. Também podemos usar diferentes tecidos.

 

 

 

 

 

Fonte: Giannangeli, 2013.

 

Fantasia de bicos duplos: Esse efeito é costurado em partes separadas, ou seja, cada prega é aplicada em um forro separadamente, devendo ser costuradas em sequência e de forma crescente. Podem ser criadas variações, usar cores diferentes ou usar um tecido que tenha o avesso de outra cor, pois quando a prega é dobrada vai aparecer as duas cores. No exemplo é possível entender melhor como é essa técnica e na ilustração uma das maneiras que podemos usá-la. Mas também podem ser utilizadas apenas em algum detalhe.

 

 

 

 

 

Fonte: Giannangeli, 2013.

 

Fantasia sereia: São colunas de tecido dobrados, ondulados e enrolados entre si. O efeito parece como cilindros um dentro do outro. Confere um efeito tridimensional muito bacana. No exemplo nota-se a forma descrita e na ilustração temos uma peça que utiliza duas colunas da fantasia sereia, que também pode ser usada de formas variadas.

 

 

 

 

 

Fonte: Giannangeli, 2013.

Muito diferente, né? Então, uma dica: busquem sempre novas referências, novas técnicas e soluções para suas criações. Nos próximos posts vou mostrar como construir algumas dessas técnicas. Não deixem de ler!

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces