Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

10/06/2015

O sempre e novo velho jeans

Por Rivelly Rodrigues
Coordenadora do Curso Técnico de Produção de Moda FIESC SENAI/SC

Tendência nas passarelas internacionais o jeans é, e sempre será, a peça mais versátil no guarda roupa. Desde que Levis Straus, em 1850, criou o modelo de calça reforçado para os trabalhadores das minas na Califórina, originou-se o conceito de resistência e durabilidade ainda encontrado no denim atual. 

Logo após, foram colocados os rebites de metal para reforço dos bolsos. E, bem lembrado, foi Levis quem também iniciou o tingimento das peças com o corante extraído de planta, denominada Indigus, associando o nome à cor. 


Homem garimpando ouro
Foto: www.pinterest.com

Em 1930, o jeans vestiu os cowboys nos filmes de gênero western e, logo após, os soldados durante a Segunda Guerra Mundial. Durante os anos 1940 e 1950 incorporou a rebeldia dos motoqueiros e de personagens icônicos como James Dean em Juventude Transviada. Na década de 1970, o jeans entrou para o cenário da moda com Calvin Klein, compondo os mais ilustres personagens, do operário ao empresário. Com a grife e modelo Brooke Shields, em 1980, surgiram as primeiras propagandas com forte apelo erótico, influenciando comportamentos e a maneira de vestir. 


Propaganda Calvin Klein
Foto: www.pinterest.com

Mas foram os hippies os primeiros a transformarem o jeans por meio da customização. Astros da cultura pop como Elvis Presley e Marlon Brandon o firmaram como símbolo de atitude e popularidade. Já músicos, por exemplo, Jimi Hendrix, Bob Dylan e os Beatles, como marco de irreverência e juventude. 
      

James Dean em “Juventude Transviada”
Foto: www.pinterest.com

Atualmente, podemos encontrar diversas modelagens do jeans, do tradicional ao oversized, proporcionando ao indivíduo escolher de acordo com seu estilo, biótipo ou apenas pela transitoriedade dos modismos. 

No mercado nacional brasileiro, a cintura baixa conquistou as mulheres difundindo o modelo saint tropez. E mesmo com tantas inovações em sua composição ainda é possível agregar valor ao antigo modelo propondo a ideia de reciclagem a baixo custo. Vale de tudo para inovar, desde pedrarias, aplicação de bordados, rasgado e tudo mais que sua imaginação permitir. 

A proposta para o uso do jeans no próximo verão permite um visual mais elegante e elaborado, com cintura marcada, minimalista e clean, por meio de uma lavagem flat (tonalidade mais escura), retrô representado pelas referências artesanais ou pelo estilo militar com suas aplicações utilitárias. Até mesmo a transparência não foi dispensada permitindo ousar sem abrir mão da originalidade que o tecido oferece.
  

Desfile: Jean Paul Gautier- Spring 2015
Foto: Divulgação/Style.com

Vale ressaltar que não existe melhor representação do conceito aliado à roupa do que um produto tão versátil e popularizado quanto o jeans, que possa atender a cada consumidor de forma tão intrínseca a ponto de se tornar único. Muito importante, em tempos de massificação da moda, declarar que buscamos cada vez mais artigos que atendam as nossas necessidades, sejam físicas ou de consumo. 

O jeans é tão marcante no estilo de vida das pessoas que nada se compara à praticidade, ao conforto e à estética proporcionados pelo tecido ou pelo produto originado dele. Sejamos sinceros e que os criadores e profissionais da área nos ouçam: viva para sempre o nosso velho e novo jeans!

Leia mais:
Jeans: trajetória da peça que alcançou status de ícone da moda
Saiba como se faz o efeito bigode no jeans
Efeito amassado na lavanderia de jeans

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Símbolo da Campanha Outubro Rosa

30/10/2020

Campanha Outubro Rosa: quando a prevenção entra na moda

Escrito por Audaces

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces