Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

05/01/2015

O Marketing da Marca

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

Marca é o eixo onde gira a estratégia das empresas; é a síntese do tangível e do intangível, concorre não apenas com produtos, serviços e níveis de preços, como também com propostas de comunicação que a leve a obter uma identidade no mercado.

 

 

 

 

Fonte: http://www.dailynegocios.net/2014/09/5-formas-de-construir-sua-marca-em-pouco-tempo.html

A identidade da marca, o branding, é composta pela sua coerência (credibilidade), continuidade (legitimidade) e identificação (afetividade) com o consumidor.

Credibilidade: é quando o produto cumpre suas promessas materiais (qualidade e função) e imateriais (relacionamento emocional e status). Ou seja, quando o discurso e a realidade coincidem.

Legitimidade: é atribuída pela continuidade, percurso histórico e importância social e cultural da empresa. Ou seja, reduz os obstáculos para abordagem de novos mercados.

Afetividade: é a relação emocional da marca com o indivíduo, como participa na sua vida e nas suas mudanças. Uma ligação afetiva forte traduz-se numa receptividade por tudo (novos produtos, conceitos, comunicação, etc.) é o que mais pesa na hora da decisão de compra.

Assim, finalizando, uma frase simples de Sabyasachi Mukherjee “…Na tempestade de marcas mundiais e muito brilho, nada se irá destacar se toda a gente tiver Louis Vuitton e Hermès, vão precisar de mais alguma coisa para sobressaírem da multidão…”.

Referência bibliográfica:
AGIS, Daniel; Bessa, Daniel; Gouveia, João; Vaz, Paulo. Vestindo o Futuro: Microtendências para as Indústrias Têxtil, Vestuário e Moda até 2020. Vila Nova de Famalicão: ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, 2010.

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

31/12/2019

Gradação: exemplos de como a tecnologia pode ajudar nesse trabalho

Escrito por Audaces

26/12/2019

Enfestos: 3 tecnologias para obter alto desempenho e qualidade

Escrito por Audaces

24/12/2019

Como conseguir maior velocidade no corte de tecidos

Escrito por Audaces