Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

06/12/2013

Modelo de prova auxilia na avaliação das roupas

Já pensou em ganhar para provar roupas? No universo fashion existe a função de modelo de prova, também conhecida em inglês como fitting model fitting girl. Este profissional possui as medidas bem parecidas com aquelas usadas como base pela empresa para a produção das peças e realiza a prova dos modelos confeccionadas.

Este procedimento é necessário para que o estilista e o modelista possam analisar o caimento, o tamanho, a costura, a aparência visual, o corte, entre outros aspectos da peça em um modelo humano, real. Caso algumas características não estejam em conformidade com o padrão exigido pela empresa, a roupa provada passa pelas alterações e é novamente testada.

 

A modelo Bruna Tenório foi modelo de prova da marca Dolce&Gabbana/ Reprodução

Para atuar como modelo de prova a pessoa precisa ter alguns pré-requisitos. O primeiro é ter as exigências físicas apontadas pelos estilistas e fabricantes, como altura, tamanho do busto, da cintura e do quadril, extensão das pernas. Ainda existem outras medidas-padrão que são exigidas de acordo com o tipo de roupa a ser confeccionada.

Geralmente, as peças são testadas em vários profissionais que atuam como modelo de prova. Isso acontece para analisar se os padrões estão de acordo com os diferentes tipos de corpos humanos e adequar a peça para que ela seja desejada por uma grande quantidade de consumidores.

É claro que o trabalho deste profissional não se resume a apenas provar as roupas, ele também pode ter um papel essencial na confecção do produto ao dar sua opinião quanto a aparência, material, conforto e caimento das peças no corpo. Dessa forma o modelo de prova dá ao designer um retorno importante, pois tem a opinião de quem vestiu a peça, e consegue analisar se os objetivos foram atingidos.

Alta-costura
Já na alta costura, em geral, os estilistas elegem como modelo de prova uma única pessoa que possui medidas que estejam adequadas às necessidades da moda (alta, magra etc.), tendo-a como padrão das suas confecções.

É importante destacar que ao usar o profissional de prova de roupa como medida referência, a grife faz com que todas as modelos de desfile da coleção devam ter medidas semelhantes a da fitting girl para que as peças vistam bem e tenham bom caimento.

 

2 respostas para “Modelo de prova auxilia na avaliação das roupas”

  1. Fabiana disse:

    Quer ser modelo de prova

  2. Cicero disse:

    Gostaria muito de se um modelos prova de roupas

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Pink October Campaign Symbol

30/10/2020

Campanha Outubro Rosa: quando a prevenção entra na moda

Escrito por Audaces

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces