Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

24/06/2013

LYCRA®: revolução e conforto na moda (parte I)

Atualmente o mercado da moda busca roupas que se destacam pelo conforto, durabilidade, liberdade de movimentos corporais, entre outras características benéficas e de praticidade que os consumidores desejam para seu dia a dia.

Os tecidos fabricados com o fio de LYCRA® se destacam por trazerem essas características, seja o fio associado ao jeanswear, moda praia, sportwear fitnesslingerie, bem como outros segmentos de moda.

Mas afinal, o fio de elastano que observamos nos tecidos pode ser denominado LYCRA®? O fato de um fio esticar por causa de suas propriedades elásticas pode receber o esse nome? Vamos explicar esses fatores que muitos ainda desconhecessem na área de moda.

 

 

 

 

O elastano revolucionou a moda praia/ Reprodução

 

LYCRA® é uma fibra sintética – composta por elastano – e pertencente a classificação genérica dessas fibras, conhecido como Spandex nos EUA e Canadá. Possui alta propriedade de alongamento e recuperação, ou seja, o tecido feito com esse fio tem a capacidade de alongar de quatro a sete vezes o seu comprimento.

Depois de ser deformada, a fibra retorna ao estado normal de relaxamento e volta a apresentar o tamanho original, sem perder a forma. Suas propriedades não são iguais a de um fio de elastano comum. A LYCRA® agrega valor especial de vivacidade aos tecidos de todos os tipos e é mais resistente e durável que a borracha.

Apesar de ser exposta ao sol e à água salgada ou mesmo com o passar do tempo, a fibra ainda retém suas características elásticas e flexíveis.

A LYCRA® foi inventada e produzida pela empresa Du Pont. Hoje quem detém a marca registrada é a INVISTA, um dos maiores produtores de polímeros e fibras têxteis, principalmente aplicações em nylon, spandex e poliéster. A empresa INVISTA está atuante em mais de 20 países e possui em seu portfólio outras marcas como o fio COOLMAX®, SUPPLEX® E TACTEL®.

No próximo post sobre os fios de elastano será abordado o porque essas fibras sintéticas revolucionaram a moda.

Por Roberto Rubbo
professor do Senac Lapa Faustolo

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces