Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

12/12/2012

Linha de produção têxtil: layout e balanceamento

Na linha de produção têxtil, o retrabalho e a falta de interação entre os setores são os principais inimigos do processo produtivo – que na indústria do vestuário tem início no setor de planejamento, segue para o setor de criação, passa para a execução e assim por diante.

Atualmente as empresas estão mais enxutas. Muitas vezes aquele que faz a gestão do processo está fazendo, também, a gestão de pessoas, do produto e da logística. Ou seja, aquele que cuida do planejamento está tão sobrecarregado com problemas que mal consegue gerir e tomar as decisões necessárias para evitar perdas na produção.

O estudo de tempo operacional para determinar a capacidade produtiva da mão de obra direta e dos equipamentos é necessário para o balanceamento da linha de produção têxtil e a determinação do layout, que é ajustado de acordo com o volume da produção.

Após o controle desse ponto, a atenção deve ser voltada para os processos que envolvem a estrutura fabril. O fluxo do processo ou o fluxograma do produto também são ajudas valiosas na preparação do novo arranjo físico, pois permitem verificar o fluxo do produto durante a linha de produção têxtil.

O melhor arranjo físico ocorre quando há nivelamento da mão de obra com a quantidade de máquinas ou equipamentos utilizados na manufatura, de acordo com o volume produtivo desejado.

Por Wan Chi Ming
Professor do curso superior em Tecnologia da Produção do Vestuário e Pós Graduação da Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine Skaf. É responsável pelo curso de pós graduação em Gestão da Produção em Negócios da Moda.

 

Leia mais:

Tipos de layout de produção do vestuário
Arranjo físico ou layout de produção do vestuário
Layout fixo de produção do vestuário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

sala-de-corte-4.0

13/08/2019

Sala de corte 4.0: planeje e controle a sua produção com mais assertividade

Escrito por Audaces

08/08/2019

Conheça as previsões para a indústria da moda até 2025

Escrito por Audaces

21/06/2019

Como usar a Base de Conhecimento Audaces

Escrito por Audaces