Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

industria-4-0-webinar-industria-moda-audaces

17/04/2018

Indústria 4.0: a nova revolução industrial sob a perspectiva da moda

Um conceito está ganhando força nas fábricas: o da Indústria 4.0. Mas você sabe o que ele significa? É um conceito de indústria que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. A Indústria 4.0 também pode ser compreendida como a união de tecnologias físicas e digitais graças ao uso de sensores, automação, internet das coisas (IoT) e compartilhamento na nuvem, entre outras tecnologias cada vez mais em alta no mercado.

Seu fundamento básico implica que conectando máquinas, sistemas e ativos, as empresas poderão criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia de valor que podem controlar os módulos da produção de forma autônoma. Ou seja, as fábricas inteligentes terão capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção.

Conheça melhor os benefícios trazidos pela Indústria 4.0

A Indústria 4.0 promete trazer uma série de benefícios para as indústrias da moda. Entre eles, segundo a professora Dilara Rubia Pereira, especialista no assunto, estão o aumento da produtividade, a substituição de processos repetitivos por tecnologias e o aumento da consciência sobre a sustentabilidade. Os ganhos possíveis com a implementação da Indústria 4.0 incluem também processos mais customizáveis, menos custosos e com mais segurança.

Além disso, o aumento da consciência a respeito da sustentabilidade terá vários reflexos na produção da indústria da moda, começando pela redução do uso de matéria-prima, seguindo para a consequente redução de custos, aumento da lucratividade da empresa e também para a geração de um menor impacto ambiental.

Elimine suas dúvidas sobre a Indústria 4.0 no setor da moda

Se você faz parte da maioria que ainda precisa conhecer melhor sobre esse tema, convidamos você para sanar as suas dúvidas e ampliar as informações que você têm sobre a Indústria 4.0 assistindo ao nosso webinar “Indústria 4.0: Entenda o conceito e como impacta a Indústria da Moda”, com a professora Dilara Rubia Pereira.

Segundo a especialista, a indústria brasileira tem muito a avançar quando o tema é Indústria 4.0. “Vai ser preciso queimar muitas etapas para evoluir. Estamos, muitas vezes, operando no modo 2.0 ainda”, observa. Uma das alternativas que a especialista propõe é a busca de sinergias qualitativas e quantitativas com outras empresas e entidades.

Dilara é mestre e doutora em Gestão de Projetos de Inovação e Sustentabilidade, responsável pelos cursos de pós-graduação da Faculdade de Tecnologia Senai Antoine Skaf e diretora de moda da ABTT (Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda).

A Indústria 4.0 não surge sozinha. Ela vem de braços dados com a Sociedade 5.0

A Indústria 4.0 está ganhando cada vez mais espaço no mundo junto com outro conceito, o da Sociedade 5.0. De acordo com Dilara, o conceito de Sociedade 5.0 está sendo difundido a partir do Japão. Esse movimento está caracterizado pelo grande foco nas pessoas por meio do desenvolvimento de um ecossistema propício à inovação e ao desenvolvimento de novas tecnologias.

A Sociedade 5.0 envolve uma profunda integração do indivíduo com a tecnologia, o que inclui a inteligência artificial, a robótica, o big data, veículos autônomos e a entrega de produtos por meio de drones. Sinteticamente, pode ser exemplificado como um mundo cada vez mais interconectado para melhorar a qualidade de vida e a eficiência dos processos.

Ficou interessado(a) em saber mais sobre a Indústria 4.0 e como ela vai alterar cada vez mais a rotina das empresas da Indústria da Moda? Então assista ao nosso webinar gratuito clicando nesse link ou na imagem abaixo.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

superproducao-automacao-ajuda-ampliar-lucros-eliminar-superproducao-audaces

11/12/2018

Veja como a automação ajuda a ampliar os seus lucros e a eliminar a superprodução

Escrito por Audaces

10/12/2018

Qual a importância da cronoanálise no processo produtivo de moda

Escrito por Audaces

realidade-aumentada-marcas-criam-moda-audaces

06/12/2018

Conheça marcas que criam moda com realidade aumentada

Escrito por Audaces