Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

25/10/2013

Curva da Difusão de Ideias aponta ciclo de produtos de sucesso

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

O sucesso de uma empresa depende em grande parte de sua habilidade para criar, repensar e reinventar ideias. Foi pensando em como fazer que essas ideias sejam difundidas de forma positiva entre a população, que Geoff Moor, em seu livro “Crossing the Chasm”, criou o conceito da Curva da Difusão de Ideias, sugerindo que a adoção de novos produtos e serviços segue a curva abaixo.
 

 

Curva de difusão de ideias/ reprodução

A Curva da Difusão de Ideias começa com os chamados Inovadores e Definidores de Tendências (Formadores de Opinião). A partir daí, o consumo difunde-se para a Massa, atingindo por último os consumidores que podemos chamar de Resistentes.

Pode-se dizer que o sucesso de vendas de um produto só é alcançado depois dele ser adotado pelos consumidores capazes de arriscar algo novo. São os Inovadores e Formadores de Opinião que criam um ambiente favorável para que a Massa experimente a novidade.

A Massa, geralmente, ignora novos produtos ou serviços, até sejam adotados pelos Inovadores e os Formadores de Opinião, ou seja, escuta amigos e conhecidos sobre as suas experiências com novos produtos, tendendo a ignorar a mídia dos fabricantes referentes às inovações.

Algumas empresas podem se animar com essas informações, ou seja, focar diretamente na Massa e ignorar o lado esquerdo da curva, apostando na grande fatia de consumo. Porém, independentemente da indústria, os produtos e serviços bem-sucedidos normalmente seguem esse ciclo ao entrar no mercado.
Logo, os Inovadores fazem questão de adquirir os produtos antes de qualquer um, apenas pelo desejo de ter. E são seguidos pelos Formadores de Opinião que são realmente usuários e capazes de mostrar os benefícios ao restante da população (Massa), que basta que existam amigos suficientes comentando e usando a invenção, para que eles queiram aderir.

Entende-se, então, que a maioria dos consumidores, a Massa, não busca algo novo. A única chance de qualquer produto ou serviço ser bem sucedido massivamente é direcioná-lo para o seleto grupo que gosta de mudanças, busca constantemente por novidades e é capaz de divulgá-lo para o restante da população.

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

10/12/2018

Qual a importância da cronoanálise no processo produtivo de moda

Escrito por Audaces

realidade-aumentada-marcas-criam-moda-audaces

06/12/2018

Conheça marcas que criam moda com realidade aumentada

Escrito por Audaces

marcacoes-internas-molde-descubra-importancia-modelagem-audaces

05/12/2018

Descubra qual é a importância das marcações internas em um molde

Escrito por Audaces