Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

04/12/2015

Conheça a história da roupa de negócio masculina: o terno

Por Francys Saleh

Designer e docente no curso de Design de Moda na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

 

Imagem: Reprodução

 

Até 1800 a moda masculina e a feminina eram igualmente ornamentadas. Na época de Luís XIV a roupa dos homens era tão elaborada quanto a das mulheres. Mas com o crescimento da classe média, os homens de negócios passaram a querer estabelecer uma imagem de respeito e confiança. Nesse momento, a vestimenta dos homens decaiu dos ornamentos reluzentes… à conformidade triste. Eles adotaram o terno, conservador e sério, com calça comprida, paletó, colete, camisa e gravata. A roupa de negócios masculina permaneceu conservadora em sua essência e com poucas alterações.

A roupa masculina também era feita sob medida. As melhores alfaiatarias, como a Henry Poole and Company, estabelecida em 1843, ficavam na rua Savile Row, em Londres, que se transformou no centro internacional da moda masculina e produziu ternos para personalidades como Dom Pedro II, Henri de Toulouse-Lautrec e Charles de Gaulle.

 

Vitrina da Henry Poole na Saville Row.
Imagem: Reprodução
 

Algumas roupas de negócios masculinas prontas eram feitas à mão, na França, no final dos anos 1700. Nos Estados Unidos, alfaiates mais empreendedores fizeram os primeiros ternos ready-to-wear (prontos para usar) para marinheiros. O objetivo era que eles tivessem o que vestir quando viessem a terra. De início, os alfaiates cortavam os tecidos, faziam fardos com as peças e as enviavam para casas a fim de serem costuradas à mão, um processo conhecido como produção artesanal.

Imagem: Reprodução
 

Os alfaiates também se tornaram varejistas com lojas de fábrica localizadas em cidades portuárias como Nova Bedford, Boston, Nova York e Filadélfia.

Em 1818, Henry Brooks começou em Nova York um negócio de comércio de roupas masculinas que mais tarde se tornou a Brooks Brothers. Com sua determinação de fazer e de negociar apenas mercadorias da melhor qualidade, Brooks acabou contribuindo para o avanço das roupas prontas para usar. Dele, Abraham Lincoln comprou um casaco para a sua segunda posse.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a roupa de negócio masculina mais utilizada? Você sabe alguma outra curiosidade sobre o terno? Conta pra gente nos comentários e participe da conversa!

FONTE:

Moda – Do conceito ao consumidor – Gini Stephens Frings

http://www.brooksbrothers.com
https://henrypoole.com

 

Saiba mais:

Consumo de moda masculina: mudanças de hábitos
Moda masculina floral
Moda masculina aquece profissão de modelo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

01/09/2020

Como escolher a malha certa para cada modalidade esportiva

Escrito por Audaces

tecnologia-vestivel

01/09/2020

O que é tecnologia vestível?

Escrito por Audaces

28/08/2020

Como estar online pode fazer seu negócio crescer

Escrito por Audaces