Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

24/09/2019

Confecção de roupas: 5 tecnologias em alta para sua empresa

A confecção de roupas em escala industrial é uma atividade que exige muita criatividade, raciocínio lógico, espírito de equipe e tomadas assertivas de decisão. Ou seja, engloba múltiplas habilidades que, dentro de uma empresa, precisam estar alinhadas da melhor maneira possível a fim de garantir a produtividade e a qualidade do vestuário e fazer com que a confecção possa competir em um mercado cada dia mais exigente e acirrado.

As competências se dividem em departamentos específicos dentro da empresa, com cada área e especialista atuando separadamente ao mesmo tempo em que a equipe precisa trabalhar de forma integrada e com eficiência para alcançar a excelência da criação até a produção de moda. Neste post, iremos apresentar 5 soluções tecnológicas oferecidas pela Audaces que ajudam na integração das áreas e dos processos que envolvem a confecção de roupas. Confira!

Conheça as tecnologias que otimizam e melhoram as etapas de confecção de roupas

Como o processo produtivo de vestuário funciona de forma sequencial, é importante que cada etapa do trabalho seja executada com o máximo de performance. Para isso, cada profissional da moda deve atuar sempre pensando nas etapas seguintes para evitar equívocos em cadeia e retrabalho no curso da produção.

Para que isso funcione bem, na prática, um elemento imprescindível para as empresas que trabalham com foco na confecção de roupas é adotar tecnologias criadas para o setor.

Conheça agora as tecnologias desenvolvidas pela Audaces que fazem parte do conceito de Indústria 4.0. Essas soluções podem ser combinadas e aplicadas em todos os processos da sua empresa, desde criação até a produção e envolvendo ainda a gestão da marca.

1. Multissolução que integra todas as etapas da confecção de roupas

O Audaces 360 é uma multissolução que integra todas as etapas criativas e produtivas relacionadas à confecção de roupas. Trata-se de uma tecnologia inovadora que reúne múltiplas ferramentas, formando um sistema inteligente e facilitador da fabricação das peças de vestuário.

Utilizando a nossa multissolução, os gestores podem acompanhar o andamento da produção por meio de relatórios em computadores ou dispositivos móveis, com uma visão panorâmica de todo o processo de confecção de roupas.

Com o Audaces 360 é possível criar roupas em 4D direto no computador, obter a ficha técnica e o custo da peça automaticamente, desenvolver moldes de alta qualidade e precisão, fazer encaixes com alto rendimento de tecido e integrar os equipamentos da sua sala de corte automatizada. As demais tecnologias que serão apresentadas a partir desse ponto já estão integradas com essa multissolução.

2. Criação direto no computador e ficha técnica automática

As tecnologias de ponta que criamos permitem que os estilistas façam e desenvolvam novos modelos diretamente no computador com auxílio de ferramentas CAD. Com o Audaces Idea, que conta com a inovadora tecnologia 4DAlize, é possível soltar a imaginação e desenhar roupas tendo a ajuda de vários recursos criativos.

A visualização dos croquis sobre manequins tridimensionais permite uma criação mais próxima da realidade ao simular o caimento desejado sem necessidade de moldes prévios. O sistema, que integra a multissolução Audaces 360, também conta com inserção de aviamentos como botões, zíperes e fivelas.

Simultaneamente à criação de moda, o Audaces Idea produz, de forma automática, a ficha técnica e o pré-custo da nova peça e coleção. Assim, o estilista consegue antecipar informações essenciais para decidir sobre a viabilidade comercial da nova peça de roupa.

Esses dados podem ser consultados pelos demais profissionais envolvidos na gestão da confecção de roupas, proporcionando maior assertividade e segurança dentro da indústria. A circulação digital de documentação favorece a comunicação entre estilistas e modelistas e evita problemas e gargalos que podem ocorrer entre aquilo que é planejado inicialmente e o que acaba sendo produzido.

3. Modelagem digitalizada

Com as tecnologias da Audaces, todo o processo de modelagem é realizado de maneira digital e ágil, acelerando também esta que é uma das etapas mais complexas da confecção de roupas.

Através do sistema Audaces Moldes, parte da multissolução Audaces 360, os moldes podem ser extraídos da pré-modelagem feita no 4D a partir do desenho em dimensões reais que foi elaborado pelo estilista no computador.

Depois dessa extração, o modelista pode converter os desenhos em formas planas. Com poucos cliques, dessa forma, o profissional consegue fazer a graduação e a modificação das peças sem restrições. Existem também recursos para definir o processo de costura, linha e direção para o corte.

Para as empresas de confecção de roupas que têm um acervo grande de moldes em papel, a Audaces oferece o sistema Digiflash, que simplifica e agiliza a digitalização desses materiais. Para isso, basta posicionar as peças no quadro de moldes ou no aparelho de digitalização e fazer uma fotografia digital do molde.

A tecnologia do sistema da Audaces se encarrega de executar uma modelagem digital com a foto produzida. Tudo é feito de maneira extremamente rápida e precisa, sendo necessário apenas um clique no sistema que integra a multissolução Audaces 360.

4. Encaixes otimizados com maior economia

A etapa seguinte na confecção de roupas diz respeito ao encaixe das peças que serão cortadas antes da finalização dos modelos. Apoiar-se somente em métodos manuais nessa fase de corte pode resultar em muitas perdas de matéria-prima.

Se a sua confecção de roupas está procurando otimizar o uso dos tecidos e economizar na etapa de risco e corte, a melhor alternativa é contar com sistemas como o Audaces Encaixe, que automatiza esse processo empregando algoritmos para calcular o melhor posicionamento dos moldes.

Utilizando o sistema que criamos e que faz parte do Audaces 360, sua empresa pode conseguir o maior aproveitamento dos materiais e ampliar a rentabilidade da produção em larga escala.

O sistema Audaces Encaixe possui inúmeras funcionalidades que se adequam às prioridades da sua empresa: gerencia e processa filas de encaixe em um ou mais computadores, preenche os moldes para impressão digital em tecido e indica os encaixes que devem ser calculados primeiro, entre outras possibilidades.

5. Sala de corte 4.0

Finalmente, para a etapa de corte das peças, a Audaces tem à disposição equipamentos avançados e que estão em sintonia com a Indústria 4.0. Nossos equipamentos e sistemas trabalham de forma automatizada e com interface digital.

Com isso, nossas soluções praticamente eliminam as chances de erro e retrabalho que são tão comuns para quem atua com processos manuais. A operação dos profissionais envolvidos nessa etapa do processo produtivo acaba se limitando a inserir os comandos necessários, acompanhar a produção e interromper o processo caso seja preciso fazer algum ajuste.

As máquinas de corte automatizadas Audaces Neocut Bravo e Audaces Neocut SL, dois equipamentos de ponta produzidos pela nossa empresa, podem ser implementadas em pequenas, médias ou grandes indústrias que buscam ganhar em escala de produção, ou seja, produzir mais em menos tempo.

Nossos equipamentos possuem sensores que condicionam o corte conforme os tipos de tecido ou materiais flexíveis e a altura dos enfestos. Os dois modelos de Neocut também contam com sistemas de segurança que interrompem o processo caso a área de corte seja invadida por um colaborador da empresa.

Como nossos equipamentos trabalham de forma integrada com a multissolução Audaces 360, os projetos de modelagem e o encaixe feitos nas etapas anteriores podem ser importados para as máquinas, o que acelera a confecção de roupas dentro da empresa.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o com os seus amigos e colegas nas redes sociais! Se você se interessa pelo mercado da moda, confira outros conteúdos relacionados com essa área no nosso blog.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

01/09/2020

Como escolher a malha certa para cada modalidade esportiva

Escrito por Audaces

tecnologia-vestivel

01/09/2020

O que é tecnologia vestível?

Escrito por Audaces

28/08/2020

Como estar online pode fazer seu negócio crescer

Escrito por Audaces