Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

04/04/2019

Como estruturar negócios de moda com o método Canvas

Todo proprietário de uma empresa, seja ela pequena, média ou grande, se pergunta de tempos em tempos se o seu negócio é realmente viável e se é sustentável a longo prazo. São muitas as incertezas e os questionamentos ao longo do caminho e nem sempre uma boa fase de vendas, com resultados excelentes, garante o sucesso da coleção na temporada seguinte.

São vários os pontos de atenção que um empresário deve ter ao abrir um negócio e também para mantê-lo saudável financeiramente. Contar com uma estratégia bem definida é um deles. Nesse sentido, uma das ferramentas mais utilizadas para realizar o planejamento estratégico é o Business Model Canvas. Conhecido como método Canvas, a solução é responsável pelo planejamento estratégico da empresa e permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou já existentes.

O que é o método Canvas

Criado no início dos anos 2000 pelo suíço Alex Osterwalder, o Canvas é um esquema visual que possibilita a criação de modelos de negócios analisando nove elementos que toda empresa tem. São eles:

  • Proposta de valor;
  • Parcerias-chave;
  • Atividades-chave;
  • Recursos-chave;
  • Relacionamento com clientes;
  • Segmentos de clientes;
  • Canais de distribuição;
  • Estrutura de custos;
  • Fluxo de receitas.

Vantagens do Canvas na indústria da moda

Como utilizar todas as vantagens desse verdadeiro mapa visual de planejamento e aplicar todo esse conhecimento em um negócio na indústria da moda? Esse é tema do webinar “Estruturação de Negócios de Moda com o Método Canvas”, ministrado por Susane Zanin, docente do curso de Design de Moda da Estácio e mestranda em Design e Tecnologia do Vestuário pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

No webinar serão abordados conceitos como a identificação de pontos críticos do negócio, canais de entrega, fontes de receita, recursos principais e parceiros, entre outros. Na utilização do Canvas, essas práticas estão estruturadas sob três pilares principais: segmento de clientes, proposta de valor e canais. Susane explica cada um desses três tópicos. Confira:

1. Segmento de clientes

“Muitas vezes, fazemos pesquisas empíricas sobre isso, sobre como realizar uma segmentação de clientes correta. Eu trago diferentes métodos de como fazer isso”.

2. Proposta de valor

“É o posicionamento da empresa, é o que ela vai efetivamente entregar para seus clientes”.

3. Canais

“O produto de moda já é um canal por si só. Uma empresa pode e deve ter diferentes canais de comercialização”.

Uma questão importante – e que a especialista Susane Zanin se preocupa em esclarecer – é sobre uma possível dificuldade de entendimento do método Canvas por empresários iniciantes.

“Empresas de moda apresentam características distintas de outros empreendimentos, então o que o webinar traz é um guia do Canvas especificamente para negócios de moda. Apresenta, bloco por bloco, as formas corretas de preenchimento da modelagem Canvas e, consequentemente, possibilita uma análise para alcance de performance da atuação da empresa”, diz a especialista, que acrescenta: “Um dos objetivos do webinar é justamente o de tornar o método acessível a qualquer um. Modelagem Canvas é fácil de fazer. Por isso já foi feito de forma colaborativa”.

A partir do esquema visual do modelo Canvas, é possível visualizar todos os pontos críticos do negócio, como canais de entrega, fontes de receita, recursos principais, parceiros, entre outros. As ideias representadas nesses nove blocos formam a conceituação do seu negócio, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.

Diferentemente de outras ferramentas empresariais, o Canvas é muito prático, rápido e fácil de preencher e pode ser utilizado tanto por empresários experientes quanto por iniciantes.

A palestrante

Susane Zanin é docente do curso de Design de Moda da Estácio e também mestranda em Design e Tecnologia do Vestuário pela Udesc. Durante sua graduação, estudou na Inglaterra e na Itália e possui ampla experiência em varejo, visual merchandising, criação e desenvolvimento de coleções de moda. Em sua experiência de mercado, trabalhou em empresas como Duetto Concept, Cassia Mallmann e Colcci.

Sobre a Audaces

A Audaces é referência mundial em inovação tecnológica na indústria da moda, desenvolvendo soluções para o setor há mais de 25 anos. Está presente em mais de 70 países, sendo que mais de 30 mil profissionais da moda utilizam suas soluções todos os dias.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

04/12/2019

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces

digitalizacao-de-moldes-de-roupas-conheca-tecnologias-audaces

28/11/2019

Conheça tecnologias para a digitalização de moldes de roupas

Escrito por Audaces

26/11/2019

Cronograma de coleção de moda matador: por onde começar?

Escrito por Audaces