Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

27/05/2016

Como definir uma grade de tamanhos no Audaces Moldes

Por Thais Beloso

Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

 

Antes de entender como definir uma grade de tamanhos no Audaces Moldes, vale lembrar que na indústria o modelista inicia uma peça a partir de um tamanho, seja ele o tamanho intermediário de toda a grade ou o tamanho do manequim de prova. Após realizar modelagem, prova e corrigir detalhes finais, o molde já se encontra pronto para ser graduado (gradado).

A graduação da modelagem se trata de aumentar ou reduzir o tamanho do molde a partir da base desenvolvida. Para iniciar esse processo, o primeiro passo é definir quais tamanhos irão compor essa grade.

Exemplo de grades

 

 

Entender como definir uma grade de tamanhos no Audaces Moldes é muito simples.

 

 

1- Abra a ferramenta PROPRIEDADES DOS MOLDES e acesse a aba GRADUAÇÃO. Lá, o usuário pode inserir os tamanhos que desejar, sejam eles maiores o menores que a base, nomear cada tamanho, definir a cor de cada um e até mesmo excluir algum que não desejar.

Exemplo de graduação pelo sistema Audaces Moldes

 

2- Depois de definir a grade é necessário iniciar o processo de graduação. Nessa segunda etapa é preciso realizar cálculos e conhecer as técnicas de graduação para se obter tamanhos proporcionais e de acordo com as medidas que se deseja no resultado final.

Esta é uma etapa que exige maior atenção, pois qualquer erro ao inserir as medidas pode distorcer os moldes e o resultado final ficar comprometido.

 

3- O bom é que o sistema Audaces Moldes possui uma ferramenta importantíssima para auxiliar o modelista no momento de realizar a graduação: a ferramenta TABELA, localizada na aba GRADUAÇÃO.

Ferramenta Tabela

 

4- Com esta ferramenta o modelista irá inserir as medidas e direção da graduação e, ao aplicá-las, o sistema automaticamente irá apresentar o desenho dos moldes graduados, reduzindo em muito o tempo de trabalho do modelistas (se fosse fazer a graduação manualmente seria necessário marcar cada medida e no final redesenhar cada um dos tamanhos).

Exemplo de graduação manual. Feito pelo autor.

 

Viu como definir uma grade de tamanhos no Audaces Moldes é muito fácil? Se você tiver dicas, compartilhe conosco. Qual a sua técnica para graduar? Como você define sua grade? Deixe aqui nos comentário.

 

Leia também:

Criando Curvas no Audaces Moldes: devo usar a função SNAP?

Dicas: como fazer um bom encaixe no Audaces

Aprenda como ajustar a cintura no Audaces Moldes

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

21/06/2019

Como usar a Base de Conhecimento Audaces

Escrito por Audaces

14/06/2019

Qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

Escrito por Audaces

03/06/2019

Audaces participa da maior feira mundial em maquinário têxtil, a ITMA

Escrito por Audaces