Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

19/04/2020

Como a digitalização de moldes pode melhorar sua produção

Como a digitalização de moldes pode melhorar sua produção

Aperfeiçoar o método de trabalho é uma estratégia que deve ser praticada à exaustão e incessantemente no parque industrial. Afinal de contas, é por meio desse exercício que os erros são minimizados — o que, por consequência, eleva a produtividade, os resultados e o desenvolvimento de toda a empresa.

Para tanto, gostaríamos de discutir com você, neste post, a importância da digitalização de moldes nesse processo. O trabalho é mais um entre as grandes inovações de moda, e com potencial para transformar a sua rotina produtiva.

Veja, a seguir, os grandes atrativos que tornam a digitalização de moldes em uma das principais tendências para a sua empresa!

Por que investir na digitalização de moldes?

Independentemente da especialização de sua empresa, na área de moda e confecção, a necessidade de aperfeiçoar os métodos de trabalho é evidente. Especialmente, desde a virada do século quando a tecnologia apontou que seria o pavimento para o desenvolvimento em todas as áreas da sociedade.

Na indústria da moda, os sistemas automatizados demonstram, em larga escala, o quanto podem melhorar a rotina produtiva com mais agilidade, redução de custos e, também, menos erros e imprevistos no dia a dia.

É aí que a migração de processos analógicos e manuais se mostra fundamental. A digitalização de moldes, por exemplo, tem tudo para impor mais precisão e assertividade aos processos. E sabe por quê? Basta realizar um simples trabalho de comparação.

O processo manual de modelagem envolve etapas que demoram mais para serem concluídas e, também, com baixa precisão — os moldes em papel passam por muitas camadas de trabalho (como o molde traçado no tecido e cortado, em seguida).

O que é a digitalização de moldes?

Quando a modelagem é realizada digitalmente, na sua empresa, existem benefícios que podem ser exaltados facilmente. Especialmente, par dar sequência ao comparativo do tópico acima.

Para começar, a facilidade de trabalho: tudo ocorre diretamente dentro de uma plataforma de moda específica para o trabalho. Ou seja: munida de recursos e conveniências para tornar o trabalho mais eficiente, desafiador e criativo com um uso reduzido de recursos e tempo para alcançar o resultado esperado.

Podemos simplificar que a digitalização de moldes se caracteriza, então, pelos seguintes aspectos:

  • mais ágil;
  • mais precisa;
  • mais produtiva;
  • menos custos (tempo e recursos usados);
  • menos equívocos;
  • aplicação rápida de recortes;
  • graduação de moldes automática;
  • precisão no encaixe dos moldes;
  • facilidade para eventuais ajustes.

Além disso, é importante destacar o quanto isso tudo é influenciado, diretamente, no trabalho dos seus profissionais. A começar pela economia de espaço: você não precisa de uma infraestrutura enorme de trabalho, se utiliza a digitalização de moldes. Afina de contas, tudo vai ser feito de um computador.

Diante da necessidade de alterar modelos e moldes, também, vale destacar a velocidade com a qual esses ajustes são realizados. São questões que todo empreendedor gostaria de inserir em sua indústria, sem ônus  acompanhados dessa transição.

E o impacto mercadológico disso?

Investir em tecnologia tende a ser uma decisão que pode ser implementada em curto prazo. Afinal, são soluções elaboradas por quem entende do seu mercado e, principalmente, os impactos negativos que alguns minutos de inatividade podem causar.

Assim, esses softwares são implementados e conduzidos de maneira gradual, na transição do analógico par ao digital. Isso não interfere na rotina produtiva, e as suas interfaces e recursos são familiares de quem já lida com essa atividade no dia a dia.

Com treinamento e aplicação, a digitalização de moldes pode ser rapidamente inserida no seu contexto industrial. Além disso, o impacto mercadológico é significativo.

Um exemplo disso: no Brasil, apenas 2% das indústrias estão alinhando-se ao conceito de indústria 4.0 — conhecida como a quarta revolução industrial em nossa história. Em paralelo, a indústria acumulou uma perda em produtividade em mais de 7%, entre 2006 e 2016. É importante, então, alinhar ambas as situações para devolver o protagonismo da indústria, independentemente de onde ela atue.

Como a digitalização de moldes entra na rotina da sua empresa?

Vamos entender, então, como a digitalização de moldes tem o potencial de reinventar o nível de excelência que a sua marca busca para os produtos desenvolvidos e criados?

No geral, os sistemas de digitalização de moldes simulam, com fidelidade, o trabalho que o modelista usualmente realiza no papel. Para tanto, uma fotografia é utilizada para ser “lida” por um software específico, que transfere a sua imagem com precisão.

Isso faz com que o modelista tenha, exclusivamente, que lidar com a criação de um molde para fotografá-lo, em seguida, fazendo com que as suas configurações já sejam transportadas para o sistema. E isso, como já  discutimos, enriquece a sua rotina de trabalho podendo:

  • graduar os moldes;
  • aperfeiçoá-los;
  • criar novos modelos.

Tudo isso com facilidade e de um jeito descomplicado, objetivo. E com menos erros e falhas, no fluxo de trabalho, valorizando o tempo produtivo dos seus profissionais.

Qual solução lida eficientemente com a digitalização de moldes?

Agora que já vimos os múltiplos ganhos de investir na digitalização de moldes, é hora de apresentar para você o Audaces Digiflash. Essa solução capta os pontos, contornos e marcações do molde — por meio de uma fotografia — e transforma o material em uma modelagem precisa e fidedigna com o modelo original.

Por consequência, o trabalho do modelista se torna mais rápido, eficiente e livre de muitos imprevistos que ocorrem com o trabalho manual.

Agora, se você tem interesse em saber mais a respeito da digitalização de moldes, e de um produto capaz de atender à sua demanda, entre em contato com um de nossos especialistas.

Assim, podemos traçar a melhor estratégia de acordo com os objetivos e as necessidades da sua empresa!

4 respostas para “Como a digitalização de moldes pode melhorar sua produção”

  1. Vanda Souza Paternostro disse:

    Procuramos soluções tecnológica para nossa empresa

  2. Elisabeta Borges Marins disse:

    Estou muito interessada em aprender a modelagem digital. Já me inscrevi na lista de espera do curso Audaces. Aguardo contato quando iniciarem novas turmas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

28/09/2020

Setembro Amarelo. E a moda com isso?

Escrito por Audaces

24/09/2020

Concurso Be Creative: designers vencedoras contam suas experiências de criação em 4D

Escrito por Audaces

21/09/2020

O que é nicho de mercado?

Escrito por Audaces