Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

03/01/2014

Aprenda a aumentar o molde no quadril

Existem algumas técnicas que podem auxiliar o* modelista* a aumentar o molde no quadril em até 5 cm. Para começar esta tarefa, o profissional de modelagem precisa adicionar cerca de ¼ da medida total (que será acrescentada no molde) em cada uma das costuras laterais, tanto na parte da frente quanto nas costas. Já para as situações em que são necessários acrescentar no molde mais do que 5cm na região do quadril, é importante saber distribuir as medidas para que a peça mantenha o bom caimento.

Aumentar o molde no quadril
Calças – quando a escolha da modelagem é feita com base na medida do quadril é possível que seja necessário fazer pequenas alterações no molde. Para aumentar o molde no quadril basta ampliar a medida nas costuras laterais (tomando como base a proporção sugerida acima), tanto na frente quanto nas costas. Lembre-se de fazer com que o novo traçado termine nas linhas de corte da cintura (como na imagem).

 

 

Reprodução
 

Saias – para as peças em godê e com gomos o acréscimo da medida deve ser feito nas costuras laterias, evitando-se fazer alterações na parte da frente ou das costas do tecido. No caso de ser necessário aumentar mais do que 5 cm, divida a medida de forma igual em todas as costuras e faça com que as linhas terminem na linha da cintura.

 

Quando for preciso aumentar mais de 5cm para os modelos mais justos, faça o corte no sentido da trama. Afaste ¼ do total necessário na frente e nas costas. Já para os modelos com pala, faça um corte nas duas partes do molde paralelamente no sentido da trama. Divida a medida total por quatro e acrescente cada uma das frações em uma das costuras da parte da frente e das costas. Para finalizar, faça uma nova pence na cintura.

 

Reprodução

Vestidos – para os modelos do tipo evasê em até 5cm, faça o aumento proporcionalmente em cada uma das costuras. Para acrescentar mais do que isso, corte no sentido da trama e afaste as partes em ¼ da medida total (frente e costas). Vestidos com corte princesa que devem ser alterados em até 5cm devem ter as medidas distribuídas uniformemente por todas as costuras. Já para situações de maior ampliação, divida aumentos proporcionais em todas as costuras.

 

 

 

Reprodução

 

No próximo post mostraremos como reduzir o molde no quadril.

Fonte
A Bíblia da Costura

Leia mais…
Alargar a modelagem na área do busto: como fazer?
Alterações no comprimento do molde: aprenda a aumentar a modelagem 
Alterações básicas no molde: aprenda como fazer (parte ii)

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces