Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

14/01/2016

Acabamento de roupa: 08 tipos de barras para você fazer

Por Thais Beloso

Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

Existem diversos métodos e máquinas que podem ser utilizados para realizar o acabamento de roupa. Entre tantos tipos de barras, por exemplo, as principais e mais comuns são: barra à mão/invisível, barra de lenço, barra galoneira, barra italiana, barra sobreposta, barra dobrada, barra sobreposta e desfiada. Vejamos as características de cada uma delas.

Barra à Mão ou Invisível

É feito à mão, com uso de uma agulha muito fina, ou na máquina de costura invisível. É costurada pelo avesso da peça de modo que não transpareça nenhuma linha ou dê algum indício de costura pelo lado direito da peça.  Devido a essa característica, esta barra é chamada invisível e é muito utilizada em roupas sociais, dando uma maior elegância e limpeza à peça.

Foto: Autora

 

Barra de Lenço

É feita na máquina reta com o auxílio de um aparelho que dobra a barra duas vezes e com uma largura tão estreita que formará um “rolinho” fino. Após a barra passar pelo aparelho ela é costurada bem no centro da dobra. Essa costura é muito delicada, pois é aplicada principalmente em tecido finos, como os usados para vestidos de festas e lenços, e exige um grande capricho pois qualquer deslize no momento da costura pode ser facilmente visualizado. Ela também pode ser feita sem o auxilio do aparelho, porém exige mais tempo e habilidade.

 

Foto: Autora

 

Barra Italiana ou Virada para Fora

É feita na overloque e na máquina reta e montada de forma que a sua dobra fique para fora da peça. Para fazer este acabamento de roupa, é necessário se atentar às medidas das dobras, pois é uma das barras que mais consome tecido e é necessário seguir corretamente as marcações e medidas definidas para a peça, caso contrário a roupa pode ficar curta. Essa barra foi utilizada inicialmente em calças sociais de Linho e Oxford. Atualmente é aplicada também em shorts e diversos tecidos, larguras e comprimentos.

Foto: Autora

 

Leia também: Tipos de máquinas industriais utilizadas nas confecções

 

Barra Simples

É produzida na overloque e na máquina Reta. É a barra mais comum de se encontrar e utilizada desde calças e shorts até camisas e casacos. Esta barra consiste em apenas dobrar o término do tecido na largura que se deseja e costurá-lo com o ponto simples da máquina reta. Para tecidos que desfiam é necessário primeiro passar pela overloque para depois ser costurada na máquina reta

 

Foto: Autora

 

Bara Galoneira

É produzida na Galoneira, que possui um ponto flexível e capaz de acompanhar a elasticidade do tecido, sem estourar o ponto ou deformar a malha. Por esse motivo é muito utilizada em peças de malha no geral.

Foto: Autora

 

Barra com viés

É produzida na overloque e na máquina reta. Este acabamento de roupa é feito com a aplicação de um viés ou algum outro material, como renda, por exemplo, na parte interna da peça ou na borda de toda a barra. Essa técnica é aplicada nas peças em que se deseja aumentar o comprimento ou naquelas que serão utilizadas com a barra dobrada, mostrando o acabamento diferenciado.

Foto Autora

 

Barra Original

É produzida na overloque e na máquina reta. Esta barra consiste em reutlizar a barra original da peça. Primeiramente se corta a barra original deixando a margem de costura, depois retira-se o quanto se deseja reduzir da peça e por fim une-se a peça à barra original. Essa barra é muito utilizada em ajustes de calça jeans ou em peças que possuem algum detalhe peculiar na barra que não se deseja remover.

 

Foto: Autora

 

Barra Desfiada

É produzida de forma natural (ao longo do uso e das lavagens) devido a falta de acabamento na barra ou desfiada propositalmente. Também é possível aplicar uma costura reta para impedir que a barra desfie além do desejado. É muito utilizada em peças de Jeans ou Denim e principalmente em calças, shorts e saias.

 

Foto: Autora

 

 

Saiba mais:

Como utilizar o viés

Tipos de máquinas industriais utilizadas nas confecções

Acabamento com renda na costura

 

2 respostas para “Acabamento de roupa: 08 tipos de barras para você fazer”

  1. Silmara disse:

    Olá gostaria de saber como se faz bainha corte fio!! Desde já agradeço

    • Audaces disse:

      Olá Silmara,
      Existe tipos de bainhas (simples, dupla e de lenço) e opções de corte a fio, o modo de realizar vai depender da sua preferência.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Símbolo da Campanha Outubro Rosa

30/10/2020

Campanha Outubro Rosa: quando a prevenção entra na moda

Escrito por Audaces

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces