Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

15/01/2019

A influência do Slow Fashion no mercado do jeans

Fabiano Fernandes Reis
Docente da Denim School – Escola de Jeans e na Faculdade Senac Criciúma nas áreas Têxtil e do Vestuário; Mestre em Política Científica e Tecnológica e especialista em Jeans Wear

 

Slow Fashion é um conceito relativamente novo no mercado da moda, mas que veio para ficar. O slow fashion tem como premissa que tenhamos mais consciência sobre os produtos que consumimos.

Cada vez mais a indústria do vestuário e da moda traz esses princípios para o dia a dia de trabalho. Confira alguns dos princípios do slow fashion:

  • Respeito às diferenças;
  • Modelo de produção justo;
  • Redução do desperdício;
  • Produção mais limpa;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Qualidade sobre quantidade, entre outros.

Produção de fios e fibras sintéticas a partir de garrafas PET

Com o constante crescimento do apelo ecológico mencionado, a produção de tecidos passou a ser questionada devido ao alto volume de dejetos que esta produção lança no meio ambiente. Uma forma de responder a esse apelo, por parte dos produtores, foi a produção de fios e fibras sintéticas a partir de garrafas PET recicladas.

Apesar do processo de fabricação dos fios e filamentos reciclados ser basicamente o mesmo da produção convencional, a produção dos fios e filamentos reciclados permite uma redução no consumo de energia que chega a ser de 30%, se comparada com a energia utilizada na produção da fibra convencional. Além disso, outra vantagem é que a própria reciclagem contribui para a redução de material plástico no meio ambiente.

Princípios de slow fashion aplicados na moda jeans

O jeans, que é a peça mais democrática que existe, também é o grande vilão do meio ambiente. Isso porque, nos processos de lavagem do jeans, é utilizada uma grande quantidade de água, assim como diversos componentes químicos que são nocivos ao meio ambiente.

Com os princípios do slow fashion em mente, cada vez mais empresas de jeans estão se adequando e investindo em inovação tendo como foco uma produção mais sustentável e menos agressiva ao meio ambiente.

A introdução do uso do ozônio no processo de lavagem é um processo que também contribui significativamente para a redução do volume de água utilizado nas etapas de lavagem. Isso ocorre porque o processo de ozônio possibilita o reúso de água. Além disso, o ozônio também possibilita diminuição de alguns insumos químicos utilizados no processo de lavagem do jeans.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

21/06/2019

Como usar a Base de Conhecimento Audaces

Escrito por Audaces

14/06/2019

Qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

Escrito por Audaces

03/06/2019

Audaces participa da maior feira mundial em maquinário têxtil, a ITMA

Escrito por Audaces