Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

30/10/2018

Varejo de moda: como ter insights para a sua empresa a partir das mídias digitais

O varejo de moda vive um novo momento – e não estamos falando apenas de tendências de estilo. Os desejos e necessidades dos consumidores mudaram, assim como a forma com que eles se relacionam com as marcas. Tudo agora é digital, e as organizações têm buscado ampliar os espaços de interação com os seus clientes. Como resposta a esse movimento, vemos o fortalecimento das redes sociais como plataforma para expandir o alcance dos negócios tanto na produção quanto no varejo de moda.

A presença digital é importante porque oferece um alto nível de visibilidade para as empresas e as suas marcas. No entanto, apenas criar um perfil na rede não é suficiente; é preciso saber administrá-lo para absorver ao máximo todo o seu potencial. Além disso, você sabia que essa pode ser uma fonte rica de informações para o seu negócio? Neste post, vamos mostrar alguns exemplos de insights que a sua empresa pode ter a partir das mídias digitais.

O tamanho e o poder das mídias digitais no varejo de moda

O número de pessoas que utilizam as mídias sociais é gigantesco. Somadas, as três redes mais famosas do mundo – Facebook, Twitter e Instagram – contam com mais de 2,5 bilhões de usuários. Ou seja, através delas, uma empresa tem literalmente um mundo de potenciais consumidores abertos a descobrir novas marcas. Assim, esse público pode se interessar pelo que você tem a oferecer se a sua empresa souber utilizar essas plataformas com eficiência.

Um estudo da PwC mostra o poder desses canais. Segundo a pesquisa, feita com base em entrevistas com cerca de 1.000 pessoas no Brasil e divulgada em 2015, 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais no momento de comprar algum produto. Além disso, 43% afirmaram que procuram marcas nessas mídias e 65% comentaram que adquirem itens online mensalmente.

Esses números devem ser olhados com atenção pelo varejo de moda. Isso porque, de acordo com outro levantamento da PwC, divulgado em 2018, o segmento de vestuário foi o que registrou o maior aumento nas compras pela internet entre 2014 e 2018. O consumo por meio de plataformas online (que inclui também as redes sociais) cresceu 16% no período.

Como o varejo de moda pode maximizar o seu sucesso com a sua presença nas mídias digitais

Diante de um universo tão grande e diverso, listamos abaixo 4 pontos essenciais para o varejo de moda ter sucesso em sua estratégia digital:

1. Tenha uma marca digital interessante

Algumas pesquisas de mercado mostram que as marcas consideradas interessantes nas redes sociais têm uma taxa mais alta de vendas, principalmente no varejo de moda rápida, o chamado “fast fashion”.

Para marcas que atuam com foco no fast fashion, é importante manter essas mídias sempre atualizadas e com conteúdos interessantes. Em um segmento tão visual como o de vestuário, uma preocupação constante das empresas deve ser a qualidade das imagens.

2. Tome decisões baseadas em dados

Sobreviver em um mercado em que o consumo online cresce a cada dia e os varejistas digitais ganham força requer uma estratégia baseada em dados. Dessa maneira, o monitoramento constante das redes sociais é fundamental para a obtenção de informações relevantes. Algumas tecnologias, como o analytics, ajudam nessa tarefa.

A análise de dados permite tomar decisões de forma mais ágil e responsiva. Além disso, possibilita que os varejistas entendam a demanda de curto prazo. A antecipação faz com que as empresas consigam entregar o produto certo no momento exato.

3. Gere a sensação de novidade

O consumidor do século 21 é ávido por novidades. As marcas que desejam continuar competitivas e crescer nesse mercado exigente devem estar atentas a esse comportamento. Você sabia, por exemplo, que a sua marca pode criar a percepção de modernidade por meio da atualização de conteúdo e da publicação de editoriais de moda nas mídias digitais?

Outra forma de atrair o público é dar uma cara nova para as coleções já existentes. Para isso, produza novos looks com peças já trabalhadas pela sua marca. Assim você fará com que os modelos sejam vistos como novidade pelo público que acompanha as suas redes sociais.

4. Comece a pensar no social commerce

Nós já sabemos que as mídias sociais são ótimas para garantir engajamento e facilitar a comunicação entre marcas e consumidores, mas elas também podem ser uma ótima ferramenta para gerar vendas.

Cada vez mais as empresas têm adotado essa forma de comercialização em suas estratégias. Para que esse investimento tenha sucesso, é preciso estimular o seu público. Utilize fotos e vídeos para apresentar as suas peças e algumas combinações possíveis dos modelitos para os seus consumidores. Apostar na criatividade é essencial para o sucesso do varejo de moda!

Gostou deste conteúdo? Tem interesse em saber mais sobre as últimas tendências da indústria da moda? Então continue acompanhando as publicações do nosso blog e aproveite para navegar em nosso site e conhecer as soluções da Audaces voltadas para o setor têxtil e de confecção.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

tecidos-com-elastano-como-trabalhar-etapas-enfesto-corte-audaces

15/11/2018

Tecidos com elastano: como trabalhar com esse tecido nas etapas de enfesto e corte

Escrito por Audaces

criar-a-moda-tecnologias-industria-4.0-mudando-forma-audaces

14/11/2018

Como as tecnologias da Indústria 4.0 estão mudando a forma de criar a moda no mundo

Escrito por Audaces

13/11/2018

O desenvolvimento de produtos de moda com a metodologia Audaces 360 é muito mais rápido!

Escrito por Audaces