Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

19/12/2013

Varejo de moda: as diferentes modalidades de comércio

Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

Para a AMA (American Marketing Association), o varejo pode ser definido como uma unidade de negócio que compra mercadorias de fabricantes/ fornecedores/atacadistas e comercializa aos consumidores finais. Na busca por adequação e personalização, o varejo assumiu diversos formatos. Mas, quais seriam as modalidades de varejo de moda? Vamos conhecê-las:

Lojas de Departamento: esse tipo de varejo de moda exibe diferentes linhas de produtos, sendo que cada linha é operada como um departamento independente, administrado por um especialista no assunto.

Lojas de Especialidades: carateriza-se por ter uma reduzida linha de produtos com um profundo sortimento dessa linha. Esses estabelecimentos podem ainda ser subclassificados em função do grau de abrangência da linha de produtos. Por exemplo, uma loja de roupas é classificada como uma loja de linha única; já uma loja de roupas masculinas é classificada como uma loja de linha restritiva e uma loja de camisas masculinas sob encomenda é uma loja super especializada.

Lojas Independentes: esse tipo de varejo de moda se caracteriza por apenas um estabelecimento, constituindo este tipo grande parte do comércio de varejo de moda. Se destacam pela fácil administração e pelo atendimento personalizado aos clientes – favorecido pelo contato direto entre proprietário e gerentes com os consumidores. Em geral, são lojas especializadas.

Lojas off-price: são comércios de roupas, calçados e acessórios que vendem produtos de marca com etiqueta original. Os preços das peças são inferiores, pois os itens são de pontas de estoque, quebras de grade ou fora de temporada. Em geral, são lojas multimarca.

Lojas de ponta de estoque: possuem conceito semelhante às lojas de off-price, mas diferencia-se por ser de propriedade do varejista, que detém a marca das mercadorias. Caracteriza-se por ser uma “loja das lojas da rede” que tem os produtos de forma permanente em liquidação.
 

 

Existem diferentes tipos de lojas em que os produtos de moda podem ser comercializados/ Reprodução

 

Outlet Center: trata-se de um centro de compras – shopping center – compreendido em sua maior parte por lojas de fabricantes, vendendo produtos das próprias marcas com desconto, além de varejistas off-price.

Lojas de fábrica: são propriedade de um fabricante e comercializam produtos com defeitos quase imperceptíveis ou pequeníssimas irregularidades. Também vende mercadorias perfeitas de coleções passadas, peças de vestuário que tiveram baixa aceitação ou pedidos cancelados.
Abordarei mais algumas modalidades de varejo de moda no próximo texto.

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

como-criar-uma-colecao-de-moda-tendo-pre-custo-desde-inicio-audaces

15/10/2019

Como criar uma coleção de moda tendo o pré-custo desde o início

Escrito por Audaces

encaixe-de-pecas-como-ganhar-eficiencia-agilidade-audaces

10/10/2019

Como ganhar eficiência e agilidade no encaixe de peças de roupa

Escrito por Audaces

programa-de-modelagem-3d-diferenciais-audaces

08/10/2019

Programa de modelagem 3D: confira os diferenciais da solução Audaces

Escrito por Audaces