Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

27/08/2013

Utilização da ferramenta Pregas do Audaces Vestuário

A percepção visual que a ferramenta “Pregas” proporciona no Audaces Vestuário Moldes V11 facilita o trabalho e a aplicabilidade das pregas, franzidos ou drapeados. Ao introduzirmos tipos de pregas ou seus derivados numa modelagem de papel o trabalho torna-se mais demorado, porém não podemos desmerecer tal processo, afinal, existem criações e modelos propostos em que os métodos de modelagem bidimensional ou do moulage são bem mais aplicáveis, os quais necessitamos de maiores estudos para a construção, e até mesmo testar antes o uso das pregas numa prototipagem.

No post anterior – Aplicação da ferramenta pregas do Audaces Vestuário (parte I) -, os itens da ferramenta “Pregas” foram definidos em suas funções específicas. Através de alguns exemplos, partes de algumas modelagens, mostrarei como aplicar a ferramenta de forma prática e com exatidão de medidas.

A utilização da ferramenta “Pregas” do Audaces Vestuário pode ser de forma regular e também irregular. De uso regular quando a aplicabilidade da ferramenta tem as mesmas proporções nas duas extremidades. E de uso irregular quando a aplicação tem valores diferentes nas extremidades.

Um exemplo típico de pregas regulares e o uso da ferramenta aplicada à pequenas nervuras na frente de uma camisa em sua extensão longitudinal.

Na aplicação observa-se com exatidão os chanfros do ombro, sendo que na barra não acontece alteração ou chanfros que modifiquem o segmento, desde que este seja uma reta e a aplicação da ferramenta em perpendicular à mesma.

Um fator indiscutível para o uso da ferramenta é que devemos inserir uma reta no molde a partir de onde a primeira prega acontecerá, mesmo que haja mais pregas na sequência. Inserir uma reta no molde não é uma opção e sim uma regra.

Outro fator importante, visto no post anterior, é que as larguras das pregas não deverão estar maiores do que a distância entre as mesmas, pois o software não aceita a sobreposição do efeito com o uso da ferramenta “Pregas”. Em casos da necessidade em sobreposição de pregas deve-se buscar por outra opção de ferramenta e empregabilidades.

A mesma aplicação, como a da frente de uma camisa, pode ser utilizada em moldes que serão plissados. A aplicação da ferramenta “pregas” nessa questão proporciona antecipadamente o custo, por exemplo, de uma manga plissada em toda sua extensão.

A figura 1 mostra uma manga longa comum, frente e costas apresentadas em curvaturas diferentes.

 

 Utilização da ferramenta “Pregas” do Audaces Vestuário facilita a aplicação de plissados, pregas e franzidos/ Divulgação

Na figura 2 foi inserida uma reta na lateral da manga para a introdução do plissado. As pregas cobrirão toda a extensão da manga em que a distância entre elas seja de 1 centímetro e a largura de cada prega pelo menos 9 milímetros. Não devemos neste caso utilizar a mesma largura que a aplicada na distância, pois como já mencionado no post anterior a aplicação não acontecerá.

A figura 3 mostra a manga com a aplicação do plissado aberto, prega por prega, todas exibidas em detalhamento de chanfros e dobras.

Neste caso, a utilização da ferramenta “Pregas” do Audaces Vestuário pode ser feita em plissados regulares proporciona melhor definição nas medidas, nas dobras das pregas do que em moldes bidimensionais.

Construir um molde com muitas pregas no Audaces Moldes Avançado V11 proporciona maior precisão, menor tempo e custo rápido.

No próximo post será mostrada a aplicabilidade da ferramenta de forma irregular.

Por Roberto Rubbo
Professor do Senac Lapa Faustolo

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces