Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

19/01/2015

Uma revolução na Moda – A criação do biquíni

Por Greice Verrone
Designer de Moda

O biquíni foi inventado pelo estilista francês Louis Réard ao qual lhe deu o nome de um pequeno atol no Pacífico no qual eram realizados testes atômicos. Esse nome foi dado porque o biquíni foi considerado a invenção mais importante do século XX, depois da bomba atômica. O lançamento do primeiro biquíni foi em 26 de Junho de 1946. Embora houvesse uma grande animação e motivação em torno do lançamento do biquíni, este não teve a saída que se esperava. Tinha como padrão folhas de jornal e naquela época foi considerado um escândalo.

 

 

Década de 50 – as grandes divulgadoras do biquíni foram as atrizes de cinema americano e as pin-ups. Em 1956, a francesa Brigitte Bardot eternizou o traje no filme “E Deus Criou a Mulher” ao usar um modelo xadrez Vichy. O biquíni só começou a ser usado no Brasil no final da década de 50 por vedetes que juntavam multidões nas areias em frente ao Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Década de 60 – o biquíni passou a fazer história nas passarelas da década de 60. O designer americano Rudi Gernreich deixo de lado a parte superior do biquíni fazendo surgir o topless, tornando este traje ainda mais ousado, embora esta moda tenha sido mais usada nas praias europeias chegando mesmo a ser proibida nas piscinas públicas do Brasil. Foi também nesta época que surgiu o chamado triquíni, de frente a parte de cima e de baixo eram juntas e atrás parecia um biquíni normal.

 

 

 

 

Década de 70 – foi produzido um modelo de biquíni ainda menor, a tanga.

Década de 80 – surgiu o modelo asa-delta, em seguida o fio dental que passou a ser o favorito das mulheres mais jovens e é o modelo mais usado no Brasil.

Década de 90 – a moda de praia tornou-se ainda mais importante começando a surgir mais tipos de vestuário e acessórios como a saída de praia, as malas coloridas, os chinelos, óculos, chapéus e toalhas. Os modelos foram triplicando e com a ajuda da evolução tecnológica foram criados tecidos mais apropriados e de melhor qualidade para o banho no mar e na piscina.

O Brasil é o país mais procurado para passar férias na praia. Com suas belas praias e clima tropical todos os dias do ano, turistas do mundo todo chegam por aqui tendo a certeza que vão sair com a cor do verão. Por isso, a moda praia brasileira cresce com uma velocidade enorme, tendo o biquíni brasileiro como ícone mundial de qualidade, estilo e criatividade.

 

 

 

 

Foto: Cátalogo Mamajuana

Bibliografia:
NERY, Marie Louise. A evolução da indumentária.

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces