Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

13/01/2014

Transmídia: novas estratégias de marketing na moda

Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

O termo transmídia (do inglês transmedia) refere-se a uma estratégia de disseminação de conteúdo através de vários canais de comunicação. A ideia central é ofertar ao receptor (cliente) várias mensagens diferentes, porém, suplementares, por meio de plataformas ou mídias complementares, de forma que se o receptor mantiver contato apenas com um dos meios, terá o entendimento parcial da mensagem. Assim, há um forte estímulo para procura espontânea do público pela continuidade da mensagem, uma vez que o todo é mais satisfatório do que só as partes: há a euforia da coleta e conexão das peças.

 

No infográfico acima, pode-se entender como as mensagens veiculadas em diferentes meios se complementam, caracterizando o conceito de transmídia/ Fonte: Reprodução

 

Partindo deste princípio, entendemos que um enredo rico e sedutor faz parte da narrativa a ser construída. A ideia do crossmedia de cruzar a mesma mensagem (conteúdo) em vários canais, adaptando apenas a linguagem conforme o meio utilizado tem caído num crescente desuso exatamente por deixar o receptor numa posição passiva. Isso acontece por que vivemos na Era da WEB 2.0, na qual os clientes estão ávidos por interação e esperam ser surpreendidos a todo o momento, e os vídeos possibilitam essa construção.

A partir de 2011 a estratégia de transmídia ganhou espaço no mercado da moda. Com maior acesso à smartphones, tablets, desktops e notebooks, o consumidor se conecta e busca novas experiências. E as marcas de moda, vanguardistas até nas práticas de marketing, estão desvendando esse novo conceito. Consequência? Temos visto o empobrecimento das semanas de moda e o esvaziamento de anunciantes em revistas do segmento – ainda que esse não seja o único motivo.

Os desfiles e anúncios gráficos ganham a opção do audiovisual como um forte concorrente, uma vez que principalmente os desfiles tradicionais consomem grande soma de recursos financeiros, atingem um público restrito, permitem baixo índice de interação e envolvimento emocional, além de um curto tempo de vida útil. Eventos como Victoria´s Secrets Fashion Show Monange Dream Fashion Tour têm fugido do formato tradicional por meio do apelo das supermodelos, cenários, enredo, músicos famosos e transmissão ao vivo pela televisão e internet.

 

 

 

 

Rihanna no Victoria´s Secrets Fashion Show – 2012/ Reprodução

Campanhas como da Lady Dior, da grife Christian Dior, confirmam a tendência do transmídia e se tornam atemporais. Ainda em 2009 a campanha foi veiculada em revistas e em vídeos segmentada em três partes principais: Lady Noire, Lady RougeLady Blue e Lady Grey. Para cada produto um curta metragem narrou uma atmosfera de mistérios, intrigas e sedução a fim de fisgar a atenção do consumidor e criar um cenário que pudesse valorizar ainda mais os atributos de poder e sedução das bolsas da marca.

Leia também…
 Marketing de moda fortalece a imagem da marca
– Departamento de marketing fortalece a marca e as vendas 
Mix de marketing: a importância dos 4ps para as empresas

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

sistema-para-confeccao-moda-como-funciona-pratica-audaces

17/10/2019

Sistema para confecção de moda: como funciona na prática

Escrito por Audaces

mundo-da-moda-costura-modelagem-historia-luana-boeira-audaces

16/10/2019

Da costura à modelagem: conheça a história de Luana Boeira no mundo da moda

Escrito por Audaces

como-criar-uma-colecao-de-moda-tendo-pre-custo-desde-inicio-audaces

15/10/2019

Como criar uma coleção de moda tendo o pré-custo desde o início

Escrito por Audaces