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22/07/2016

Tópicos importantes sobre design de superfície e estamparia

Por Lucía Andrea

Designer e empresária de moda

 

O design de superfície é uma área do design que se encarrega de projetar padrões e texturas em qualquer tipo de superfície. Essas superfícies podem ser das mais diversas naturezas, como têxteis, cerâmicas, plásticas etc.

 

Design Têxtil

O design de superfície também abarca parte do design têxtil. Dentre as técnicas utilizadas para agregar valor nas superfícies têxteis, podem ser citadas a tecelagem, o jacquard, a malharia e, finalmente, a estamparia. Entenda cada uma delas.

 

•   Tecelagem: consiste em tramar fios verticais com horizontais, formando padrões ou desenhos. É a técnica mais antiga, pois existe desde a pré-história.

 

Tecido e tear Inca expostos no Museu de Arte pré-colombiana de Santiago do Chile. Fonte: acervo próprio.

 

•   Jacquard: técnica inventada no século XIX. Consiste na criação de padronagens complexas e texturas táteis. É comum em tecidos mais robustos, como aqueles utilizados para estofamentos e cortinas.

 

Jacquard. Fonte: Design de Superfície (Evelise Anicet).

 

•    Malharia: consiste em um só fio tramado. É como um tricô, mas feito à máquina.

 

Representação do tecido de malha. Fonte: sindicatodaindustria.com.br

 

•    Estamparia: consiste em imprimir estampas sobre os tecidos, ou seja, adicionar tintas e pigmentos à superfície do tecido.

 

 

Principais Técnicas:

 

  • Quadros planos: telas serigráficas. Cada tela corresponde a uma cor, que é aplicada uma de cada vez.

 

Telas serigráficas. Fonte: chocoladesign.com

 

  • Cilindros: cilindros de metal e tinta serigráfica (uma cor por cilindro).

 

  • Transferência: Utiliza-se um papel com o desenho, que ao ser aquecido transfere o desenho de uma vez só (todas as cores). Pode ser por meio de rolo ou plano.

 

Além das técnicas citadas acima, existe uma infinidade de técnicas manuais.

 

Criação de estampas

A criação de estampas é uma área muito relevante para o design. Existem algumas técnicas que organizam o pensamento criativo e auxiliam o designer a criar com mais eficiência:

 

•    Módulo: unidade da padronagem. Menor área que inclui todos os elementos visuais que constituem o desenho.

 

•    Rapport: repetição de módulos e encaixe dos motivos.

 

•    Sistemas de repetição: os módulos podem ser repetidos segundo diferentes padrões.

 

Módulo, repetição do módulo e esquematização do rapport. Fonte: Design de Superfície (Evelise Anicet)

 

Bibliografia:

RUTHSCHILLING, Evelise Anicet. Design de Superfície. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2008

 

Leia também:

Entenda os diferentes tipos de estampas

Fabricação de tecidos: simetria em tecidos planos e malha

O que é o Rapport?

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