Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

20/06/2013

Titulação dos fios: classificação têxtil (parte II)

Ainda a respeito de classificação têxtil, neste segundo post sobre titulação dos fios, serão abordados os três diferentes tipos de fios utilizados na indústria têxtil. Esses filamentos são construídos a partir de fluxos de produção diferentes e são classificados em fios penteados, fios cardados e fios Open End.

 

Fluxograma do processo de fiação/ Reprodução

 

Quanto à classificação têxtil, os fios penteados passam por um processo de penteagem, que tem a função de separar da matéria-prima as impurezas presentes no material – cascas, sujeira, entre outros –, e retirar as fibras mais curtas. Este processo dá aos fios uma excelente qualidade e é dividido em seis fases de produção, utilizando maior número de pessoas, máquinas e mais espaço.

Uma característica positiva deste processo é a produção flexível, em que possibilita a construção de fios de todo tipo de espessura. Também confere maior valor agregado ao produto final de todo o processo.

Já o fio cardado é produzido a partir do sistema de produção dos penteados, mas tem uma fase produtiva a menos, sendo que não passa pela penteadeira. Neste processo, os filamentos mais curtos não são separados dos mais longos.

Isso favorece um maior aparecimento de bolinhas no tecidos, os chamados pilling, e imperfeições na regularidade do fio, conhecidos como neps. A aparência dos filamentos fica maltratada, porque os fios cardados são irregulares. Esses filamentos também são mais fracos e grossos que os penteados.

O processo de produção Open End é considerado o sistema mais prático de confecção dos fios. Bastante usado com o intuito de aproveitar os resíduos de outros tipos de fiação, pois apresenta bom aproveitamento das fibras mais curtas.

Para aprofundar ainda mais os conhecimentos nesta área, pode-se acessar o documento “Introdução à tecnologia têxtil” aqui. O texto traz informações detalhadas sobre a história, características e os processos de fiação.

 

 

Leia mais:

Titulação dos fios: classificação têxtil (parte I)

Conheça a classificação dos tipos de fios

O que são fios fantasia e fios metalizados?

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces