Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

24/09/2013

Tipos de lavagens do jeans: conheça alguns tipos

No passado, mais precisamente em meados do século XIX, o jeans era utilizado pelos mineradores devido a sua grande resistência. Nos anos 50, o tecido foi usado nas calças, que ganharam destaques em filmes da época e se transformaram em peça-símbolo de rebeldia. De lá para cá, surgiram diferentes modelos e tipos de lavagens do jeans, transformando-o de uniformes e símbolo rebelde à peças populares e até de luxo.

O jeans ganhou novos tipos de lavagens e modelagens, reinventando-se a cada estação nas coleções apresentadas pelas grifes. Os diferentes beneficiamentos pelos quais as peças de jeans passam durante o processo de confecção agregam valor ao produto final e podem dar um acabamento mais sofisticado à peça. Algumas roupas passam por dois ou três processos de beneficiamento diferentes para que fiquem com o resultado final esperado.

Beneficiamentos
Nesta etapa, as peças passam por um ou diferentes tipos de lavagens do jeans – algumas utilizam temperaturas altíssimas – e/ou outros tipos de acabamentos.

Stone Wash: este é o tipo mais comum de lavagem e consiste basicamente em jogar a peça em uma máquina de lavar junto com objetos ou produtos químicos que promovam o amaciamento da peça, bem como um leve desbotamento.

Delavé: neste processo de beneficiamento da peça, é adicionado na lavagem da roupa um alvejante químico que a deixa mais clara e macia.

Dirty Washed: para atingir este efeito, o jeans recebe dois tipos diferentes de corantes ou pode ser tingido rapidamente durante a etapa de beneficiamento.

Acid Washed: esse é um dos tipos de lavagens do jeans que deixa a roupa com aspecto de manchada e pode ser alcançada com uma lavagem feita pela combinação de pedras pomes e cloro.

 

Alguns tipos de lavagens do jeans/ Reprodução

Destroyed: esse tipo de lavagem é bem parecida com a stone wash, porém, a quantidade de enzimas utilizadas nesse processo é maior e chega a corroer pontos do jeans.

Resinado: este tipo de acabamento dá ao tecido o efeito semelhante ao couro e é obtido por meio da aplicação de um spray resinado com corante ou brilho. Depois do tingimento, a peça passa por um aquecimento de até 160ºC para que o tingimento faça a adesão ao tecido.

Bigode: feito manualmente, simula o efeito do tempo sobre a peça nos locais quem que sofre maior desgaste, como na altura dos quadris e dobras das articulações.

É claro que essas são apenas algumas opções de acabamento que podem ser dadas às peças de jeans. Existem muitos outros tipos de lavagem e beneficiamento pelos quais as peças podem passar, isso sem falar que a modernização leva a criação de novas possibilidades.

 

2 respostas para “Tipos de lavagens do jeans: conheça alguns tipos”

  1. Gisela disse:

    Gostaria mais de saber sobre beneficiamento

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

28/09/2020

Setembro Amarelo. E a moda com isso?

Escrito por Audaces

24/09/2020

Concurso Be Creative: designers vencedoras contam suas experiências de criação em 4D

Escrito por Audaces

21/09/2020

O que é nicho de mercado?

Escrito por Audaces