Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

10/04/2014

Tipos de golas mais utilizadas na moda

Existem diferentes tipos de golas que podem ser usadas na construção das roupas e a escolha adequada para cada peça pode dar um toque mais sofisticado ou despojado à roupa. As golas podem aparecer em formas e tamanhos variados, com aplicação de aviamentos ou não, em tecidos mais maleáveis ou não. E para conhecer alguns dos tipos de golas, abaixo é apresentada uma lista das principais e quais suas características.

Gola marinheiro: conhecida por possuir uma parte posterior, em forma de quadrado, caindo nas costas, fechado na região frontal em formato “V”. Geralmente, aparece complementada por uma gravata. Esta peça passou a ser utilizada na moda feminina e infantil após o rei inglês Eduardo VII ser retratado, em 1840, aos 5 anos de idade, com vestimentas de marinheiro.

Gola médicis: caracterizada por ser rígida, engomada e bem alta. Pode ser construída a partir de uma estrutura de metal. Muito utilizada no fim do século XVI. Essa peça proporcionava às roupas imponência, uma vez que era confeccionada em renda, erguida e de grandes dimensões.

Gola Nehru: esta peça se tornou conhecida por causa do primeiro ministro da Índia, Jawaharfal Neruh (1947 a 1964). Este é um dos tipos de gola que se caracteriza por ser uma peça reta com cerca de 2cm.

Gola Chinesa: também conhecida como gola Mao, devido ao fato de ter sido adotada pelo fundador da república Popular Chinesa, Mao Tse-Tung, como traje oficial chinês (Zhong Shan Zouan) em 1929.

Gola xale: se destaca por possuir um corte arredondado. Está presente com frequência em peças como nos paletós de alguns smokings e nos robes.

Gola Rulê: esta peça se caracteriza por ser alta, ajustada e por cobrir o pescoço. Seu nome origina-se do Francês – roulé – e é utilizada tanto por homens quanto por mulheres desde os anos 1960.
 

Mais alguns tipos de golas que podem ser usadas nas blusas, casacos, etc./ Fonte: XXBlog

 

Fonte
Sabino, Marco. Dicionário da Moda. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2007

Leia também…
Golas das roupas e inovação no produto de moda
Formas de aplicar a gola a um blazer feminino

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces