Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

31/10/2013

Tipos de fotografia de moda: conheça algumas modalidades

Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

As primeiras fotos de moda valorizavam extremamente o figurino, não pretendendo nada mais do que promover a indumentária. Eram registros documentais, sem qualquer propósito estético ou plástico.

As transformações culturais impactaram na visão da moda, concebendo outra mentalidade, um olhar mais voltado para uma postura corporal e existencial, um desejo de captar formas renovadas de expressão. Tanto que a vestimenta foi enviada às margens, e às vezes chega a sumir da produção fotográfica, que atua no sentido de valorizar o comportamento ao qual a marca ou fotógrafo deseja se conectar.

Assim, a fotografia de moda adquiriu características específicas, as quais as distinguem de outras modalidades. Essa área tem o dever de colaborar para a concepção de um universo criativo e utópico, artificial, e que percorra o limiar do belo e do feio.

 

Existem diferentes tipos de fotografias de moda/ Reprodução

Atualmente o mercado de moda trabalha com quatro estilos de fotos diferentes: Editorial de Moda, Foto Comercial, Fotojornalismo e Foto de Beleza. Cada um desses quatro estilos, temos neles algumas direções mais pedagógicas do que pragmáticas, uma vez que a busca frenética por diferenciação das marcas possibilita uma hibridização e a formação de novos padrões.

Editorial de Moda – esse é um dos tipos de fotografias comumente usados por estilistas e marcas para apresentar os novos produtos ao mercado consumidor. O Editorial é aquele conjunto de fotografias, normalmente em uma revista, que procura vender conceitos e comportamentos através de uma narrativa.

Neste tipo de foto a atitude da modelo é essencial, pois ela se torna uma personagem que se comunica por meio de expressões faciais e corporais com o apoio de roupas, acessórios e cenários. Há menos “regras” na fotografia de moda editorial, exatamente por ser um espaço para exploração dos conceitos e imagem.

Fotografia Comercial – nesta modalidade de registro de moda existe uma tendência a um olhar mais clean, em que pode-se identificar uma iluminação mais simples, com performances mais sutis por parte dos modelos e cenários tradicionais que auxiliam na apresentação dos produtos.

Pode-se visualizar este tipo de produção em campanhas publicitárias em outdoors, anúncios, banners, capas de revistas, look book, entre outros. Ainda assim existem interferências que são fundamentais para compor uma imagem coerente com o posicionamento da marca, como escolha da modelo, maquiagem, cabelo e a composição desses elementos no look.

Fotojornalismo de Moda – as fotografias feitas nesta modalidade são documentais e contém o registro dos acontecimentos secundários ao fato ou despretensiosos de encenações, tais como os bastidores de desfiles, making of de editoriais, celebridades na primeira fila, desconhecidos estilosos na rua. As fotos dos desfiles também são enquadradas como documentais, uma vez que registram o evento para divulgações em bases de não-vídeo.

Foto de Beleza – este tipo de registro é parecido com a fotografia comercial, principalmente quando usa-se como referência cenários e conceitos mais simples. Neste modelo prioriza-se nas imagens a estética, como maquiagem, cabelo ou o corpo e usa como critério básico a qualidade da pele, do cabelo e da modelo, fiando em segundo plano a atitude da pessoa. Este é considerado o modelo de fotografia mais utilizado para compor as capas de revistas e na indústria cosmética.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

14/11/2019

Como fazer o desenvolvimento de coleção de moda com maior eficiência

Escrito por Audaces

custos-de-producao-estrategias-produzir-mais-gastando-menos-audaces

12/11/2019

Custos de produção: 4 estratégias para produzir mais gastando menos

Escrito por Audaces

arrazantty-historia-case-otimizou-tempo-aprovacao-colecoes-audaces

11/11/2019

Conheça a história da Arrazantty, que diminuiu 67% o tempo de desenvolvimento de suas coleções utilizando a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces