Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

24/04/2014

Tipos de estampas: como escolher de acordo com o público-alvo

A estamparia surgiu com os Fenícios a partir de métodos de estampagem em blocos de madeira ou da tecelagem, misturando fios de diferentes cores e gerando ricas gravuras. Os anos passaram e nos tempos atuais as estampas fazem ainda grande sucesso no mercado, especialmente no setor da moda.

Elas são apresentadas em desfiles de moda como tendências de estações – verão e inverno. Porém, a escolha dos tipos de estampa e desenhos devem ser pensados de forma estratégica – de acordo com o segmento da moda em que a empresa atua -, uma vez que eles podem valorizar ou desfavorecer o formato do corpo dos usuários. Existem diferentes tipos de estampas que podem ser aplicadas às peças de vestuário. Descrevemos alguns dos tipos de estampas mais usadas abaixo:

Listras: elas podem ser verticais, horizontais e diagonais. As listras verticais alongam o corpo e fazem com que partes maiores pareçam menores, tendo como resultado um efeito emagrecedor. As horizontais fazem com que as regiões do corpo pareçam maiores, destacando áreas nem sempre desejadas pelo público-alvo. Já as verticais afinam a silhueta e dão a impressão do corpo estar mais magro. Observar essas características é essencial para que a confecção possa atender adequadamente o consumidor, afinal, talvez para uma marca plus size não seja estratégico usar linhas horizontais em todo um vestido.

Florais: apesar desse desenho conferir mais feminilidade às peças, é preciso escolher a estampa correta para cada tipo de público-alvo. Mas quais características levar em consideração? As estampas que possuem fundo claro ou escuro com flores pequenas são ideais para pessoas que estão um pouco acima do peso, pois ajuda a disfarçar algumas gordurinhas extras. Já as estampas florais coloridas e com desenhos maiores dão a impressão de um corpo mais desenhado e volumoso.
 

Tipos de estampas: variedade em desenhos e cores devem ser escolhidas de forma adequada/ Reprodução

 

Geométricas: os motivos geométricos são indicados para corpos magros e altos. Locais de maior volume corporal ganham destaque, pois a estampa chama bastante atenção.

Xadrez: essa estampa se apresenta em versões e cores variadas, é clássica e aparece em vestidos, camisetas, camisas, saias, lenços, casacos. Os desenhos maiores provocam o aumento na região do corpo, sendo indicado para as mais gordinhas xadrezes menores e para as mais magras as maiores.

Animal Print: peças com essa estampa devem ser aplicadas de acordo com as regras para a estamparia geométrica.

Fonte
Site Portais da moda

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

21/06/2019

Como usar a Base de Conhecimento Audaces

Escrito por Audaces

14/06/2019

Qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

Escrito por Audaces

03/06/2019

Audaces participa da maior feira mundial em maquinário têxtil, a ITMA

Escrito por Audaces