Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

15/01/2015

Terceirização na indústria da Moda: uma opção de produção para o setor de vestuário

A terceirização na indústria da Moda é cada dia mais utilizada sendo uma opção recorrente para as grandes indústrias. Mas, o que é a terceirização? Terceirização é um processo através do qual a empresa contrata um trabalhador para prestar serviços, mas sem criar vínculo de emprego. Se pensarmos na forma clássica de trabalho, a terceirização ainda pode causar um pouco de estranheza, porém tem sido uma prática de inúmeras empresas, inclusive com a utilização da terceirização na indústria da Moda.
 

Motivos da terceirização

São inúmeros motivos que levam uma empresa a terceirizar suas atividades. Quando os recursos produtivos, no que se refere a tecnologia e a qualificação da mão-de-obra, não são suficientes para a empresa produzir, então é preciso repassar o serviço para uma empresa que tenha essa especificidade, tendo o objetivo de conferir aos
produtos maior qualidade e proporcionar um diferencial, como ocorre com as fases de lavagem, bordado, estamparia, tinturaria, entre outros.

Vantagens da terceirização

Existem diversos fatores que podem ser elencados referente as vantagens em se trabalhar com a terceirização na indústria da Moda, entre eles estão os citados abaixo.

1 – Foco nos negócios da empresa e na sua área de atuação:
Um dos benefícios ao contratar um serviço terceirizado é que a empresa reserva toda a sua energia e dedica seu tempo ao core business de seu negócio. Por exemplo: Tenho uma empresa de confecção do vestuário com foco em moda feminina, porém tenho inúmeras peças que possuem estamparia, que não é o foco da minha empresa, porém como diferencial competitivo é necessário ter na peça. Então, como minha especialidade é criar e desenvolver roupas, a parte da estampa deixamos para a empresa que tem essa especialidade.

2 – Aumento da qualidade do serviço:
Quando se trata de contratação/terceirização de um serviço, ele possui especialidades, isso é uma grande vantagem para a empresa contratada.

3 – Redução dos custos:
Quase se trata de médio e longo prazo, a terceirização de mão-de-obra pode reduzir custos da empresa. Isso acontece pois uma das características é o serviço mais qualificado, reduzindo custos com troca de funcionários, menos desperdício de máquinas e produtos, além de mais capital e lucro que são obtidos após determinado tempo, podendo assim a empresa ter um maior retorno sobre o investimento.

4 – Otimização de tempo:
A otimização do tempo é resultado dos outros fatores que já foram citados acima. Ao contratar uma empresa e sua especialidade, o trabalho é feito com maior fluidez, o tempo é melhor utilizado. Também deve-se levar em conta que os processos geram muito tempo e preocupações que, no caso da terceirização, passam a ser responsabilidade da empresa contratada.

5 – Possibilidade de expansão sem grandes investimentos:
Com a otimização do tempo, redução de custo, aumento na qualidade de serviços secundários e maior foco no principal negócio da empresa, a quinta vantagem nada mais é que o crescimento com pouco investimento, sendo algo simples de ser implementado, mas com potencial de gerar grandes resultados.

Que tal? Com estas dicas podemos refletir e ver o que podemos fazer com as nossas especialidades, além de identificar o que podemos aproveitar do processo de terceirização na indústria da Moda.

Referências:
Blog O melhor fornecedor. 5 vantagens de terceirizar serviços. Disponível em: http://www.omelhorfornecedor.com.br/wp/blog/5-vantagens-de-terceirizar-servicos/

 


 

Uma resposta para “Terceirização na indústria da Moda: uma opção de produção para o setor de vestuário”

  1. Juliana Pereira disse:

    Exatamente o que eu procurava sobre terceirizacao de servicos. Muito obrigada!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

21/02/2019

Sua História com a Audaces: Economia de 20% de tecido – Só Pimenta

Escrito por Audaces

17/04/2019

Confecção de uniformes aumenta sua capacidade produtiva e economiza matéria-prima com Soluções Audaces

Escrito por Audaces

11/04/2019

Reaproveitamento de resíduos têxteis não recicláveis

Escrito por Audaces

Figura 3 - Modelo sendo ajustado com Audaces 4D.

11/04/2019

Melhorias nos processos de modelagem, encaixe e risco para reduzir o desperdício de matéria prima e do lixo têxtil

Escrito por Audaces