Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

24/06/2015

Tênis esportivos: profusão de cores

Por Juliana Zanettini
Consultora de tendências e consumo, e professora universitária

Miu Miu, Tommy Hilfiger e Moschino são exemplos de marcas que trouxeram o frescor jovem por meio da tônica esportiva para as suas passarelas do inverno 2016. Há um bom tempo Karl Lagerfeld aposta na tendência sportswear para a construção dos acessórios despojados da Chanel. De modo geral, cabe lembrar que, de todas as influências, os tênis esportivos ganharam o status de protagonistas.

Os então intitulados jogging ou running sneakers apontaram, para além do conforto, cores intensas e alto padrão tecnológico em termos de materiais. Em alguns casos, os tênis esportivos também indicaram flatforms (solados retos), bem como trabalhos em alto relevo. Canos mais altos, cabedal e o talão foram trabalhados sob a forma de texturas, cores e estampas.

Conjugados com cores vibrantes e materiais extremamente leves e respiráveis, os tênis tiveram a companhia de looks não esportivos. Foi o que fez o designer alemão Markus Lupfer ao buscar no sportswear o complemento para as suas criações retrô, como você poder observar nas próximas duas imagens. Aqui, o  clássico modelo com biqueira foi explorado, criando discretas harmonias com as estampas das peças.
 

Criações do designer alemão Markus Lupfer – Fotos: Divulgação.

Já a estilista grega Mary Kantrantzou (veja nas duas imagens a seguir) reinventou um clássico de corrida dos anos 1970 e 1980, em parceria com a marca Adidas. Spikes, aplicações plastificadas e estampas sublimadas chamaram atenção para o design de superfícies.
 

Tênis elaborados pela estilista Mary Kantrantzou – Fotos: Divulgação.

Para a sua linha "Rockstud”, Valentino criou uma coleção de tênis esportivos masculinos com estampas (com destaque para o chevron) inspiradas nos anos 1970, recortes e a mistura do sintético com o acamurçado. Também apostando nos recortes, os designers da MCQueen enfatizaram as psicodelias e os tons de neon para os tênis esportivos vulcanizados e de canos altos.

Tênis da linha Rockstud – Foto: Divulgação.

Tênis da MCQueen – Foto: Divulgação.

Leia mais:
Normcore: conforto em alta
A moda saudável – Sportswear
Normcore: o próximo grande movimento de moda?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces