Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

28/02/2020

Tendências de moda para 2020

Sempre que ocorrem semanas de moda é recorrente o desejo de identificar o que será tendência, uma vez que somos bombardeados por uma enxurrada de diferentes cores, shapes, proporções, texturas, matérias, etc.

Antes de falarmos das tendências de moda 2020, vamos dar um passeio pelos sentidos.

O que é tendência?

Segundo Dário Caldas no livro “Observatório de Sinais”, tendência tem origem no verbo tendere, deriva do latim tendentia.

Um dos significados da palavra tendência é propensão, inclinação do que está para acontecer.

Existem algumas estratégias para identificar as principais tendências para a próxima estação. E uma delas é o que chamamos de “fenômeno da repetição”.

Como acontece o fenômeno da repetição?

Trata-se de identificar elementos que se repetem (ou aparecem de maneira contínua). Normalmente, analisa-se em uma série de desfiles apresentados nas quatro principais capitais de Moda (Nova Iorque, Londres, Milão e Paris).

Você consegue identificar uma tendência vigente após o monitoramento desses desfiles.

Um dos principais elementos de tendência é a cor. Uma cartela de cor bem definida fundamental para o sucesso da coleção.

Outro elemento de design fundamental é o shape/proporção das peças.

O shape diz a respeito ao contorno da peça no corpo, que pode alternar de uma proporção mais slim (ajustada ao corpo), até um shape maior, mais volumoso que se destaca bastante na coleção.

Não podemos esquecer da escolha dos tecidos da coleção. Eles podem ser mais estruturados ou fluidos, de aspecto opaco ou acetinados, brilhantes. O peso varia, pode ser leve, intermediário ou pesado.

Os tecidos são, entre outros, um dos elementos responsáveis por toda a mágica das roupas.

Outro elemento fundamental é o design de superfície.

Nesse caso, é levado em consideração se o tecido conta com algum tipo de beneficiamento, aplicação de bordados (bordado de linha ou pedraria).

Também, se as peças possuem estampas e qual estilo de estampas (animal print, geométrico, florais, etc).

O WGSN, bureau pioneiro quando se trata de tendências de moda, identifica tendências de consumo, sociais, econômicas e comportamentais.

Segundo o bureau, uma das promessas para 2020 é “A humanidade na era digital”. 

Isso implica uma exigência maior da tecnologia e de nós mesmos.

Os seres humanos se tornaram mais digitais e a tendência é que a tecnologia se humanize.

Com o avanço IA (inteligência artificial ou Machine Learning), nossas emoções são incorporadas ao design, permitindo a interação com as máquinas.

Um exemplo disso é o boom das digital influencers.

Uma das mais famosas é o avatar digital Lil Miquela. Ela é uma celebridade do Instagram com quase 2 milhões de seguidores (e contando).

Recentemente ela descobriu ser um avatar artificial e está lutando para encontrar uma identidade: “Me machuco quando dizem que eu não sou real”, disse em entrevista.

Como a tecnologia se manifesta na tendência?

As manifestações importantes de cores foram vistas em desfiles.

O “limão neon”, que surge com um viés tecnológico e, que, juntamente com outras cores vivas, desempenha um papel fundamental na temporada.

É uma cor importante para o mix de produtos da coleção. Mas, atenção: deve ser usada com cautela, já que é uma cor muito vibrante.

 

Proposta da Versace (Foto: Reprodução/Google)

Proposta da Prada (Foto: Reprodução/Google)

 

Proposta da Empório Armani (Foto: Reprodução)

 

É aquela coisa: preto é básico. É uma cor fundamental que, com sua relação com a tecnologia, aparece muito forte na tendência esportiva e também na alfaiataria utilitária.

 

Proposta da Gucci (Foto: Reprodução)

Proposta Alexander McQueen (Foto: Reprodução)

 

No desfile da Louis Vuitton Spring 2019 o tema da coleção foi justamente a relação real e virtual (on-line e off-line), que transita entre a vida real e a virtual.

O que começa no mundo real, termina no virtual e vice-versa. A proposta é uma alfaiataria andrógina que conta com vestidos, saias e shapes com cintura marcada.

No desfile Spring 2019, a marca Balenciaga teve como tema a exploração de novas tecnologias na sociedade e como nossas relações interpessoais foram alteradas por conta disso.

Tem grande apelo ao futurismo, resultando em uma coleção que conta com elementos sofisticados como vestidos e blazers estruturados com cintura marcada e ombros imponentes.

Toda a coleção se dá a partir de um exercício complexo de construção e acabamentos. Além de contar com a cor “limão neon”, importante referência da temporada.

Já o desfile da neomarca Alyx, comandada por Matthew Williams, ressignifica o conceito de utilitário com olhar contemporâneo prevendo um futuro caótico colocando as peças utilitárias de maneira estratégica.

São peças que proporcionam liberdade a partir da regulagem e ajustes internos. São pochetes, mochilas e muitos outros que resultam em combinações inusitadas de lurex, jeans e metais com fivelas.

Essas são algumas das principais propostas para 2020 de grandes marcas.

E aí, você já fez a sua pesquisa para desvendar esse universo que amamos?Não deixe de contar nos comentários qual a sua aposta de tendência para o ano!

Para não perder nenhum conteúdo da Audaces Academy, corre pro Instagram: CLIQUE AQUI!

Fique ligado: este mês teremos o nosso primeiro curso on-line! Para saber mais e ser avisado por e-mail basta cadastrar-se pelo link abaixo:

Clique aqui e cadastre-se para saber as novidades de março!

Escrito por:
Monayna Pinheiro – estilista e professora da área de moda. Especialista em Sustentabilidade na Moda.

 

Realização:

2 respostas para “Tendências de moda para 2020”

  1. Patricia disse:

    amei as informações sobre tendencia

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

01/09/2020

Como escolher a malha certa para cada modalidade esportiva

Escrito por Audaces

tecnologia-vestivel

01/09/2020

O que é tecnologia vestível?

Escrito por Audaces

28/08/2020

Como estar online pode fazer seu negócio crescer

Escrito por Audaces