Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

22/07/2020

Quais tecidos NÃO são recomendados para a criação de máscaras contra COVID-19

E o que você deve levar em consideração mesmo com aqueles que são  recomendados.

 

Chega a segunda metade do ano e cada vez mais as máscaras ou E.P.I. (Equipamento de Proteção Individual) se tornam uma peça indispensável em nossos guarda-roupas neste novo normal. O que é visto, para muitos, como uma oportunidade de entrar no negócio de produzir esses tipos de roupas ou tirar proveito daquelas camisas que não são mais usadas e transformá-las em máscaras.

Com tantas pessoas se aventurando neste universo, vale a pena perguntar. Os materiais que estou comprando realmente me protegem contra o vírus? É lógico que isso passa pela sua cabeça ao adquirir essa linda máscara com um design diferente e marcante

Com isso em mente, desenvolvemos este post para que você saiba que tipo de tecido NÃO é recomendado para a criação dessas peças. Continue lendo para descobrir quais são.

Em um estudo da American Chemical Society (ou ACS por sua sigla em inglês) chamado de “Eficiência de filtragem de aerossóis de tecidos comuns usados ​​em máscaras respiratórias de tecido”, os especialistas realizaram testes em tecidos comuns do dia a dia para medir sua eficácia em seu uso como máscaras, bem como seu uso geral para E.P.I. Os resultados dos experimentos produziram conclusões definitivas, sobre quais tecidos não são adequados para evitar o contágio e que precauções devemos tomar com aqueles que o fazem. Vamos começar com os tipos de tecidos que não são recomendados.

Algodão quilt ou Algodão de enchimento

O algodão quilt ou algodão de enchimento é um tipo de tecido 100% algodão, é macio e de peso médio, dependendo do fabricante, e possui muito corpo. Esse tecido pode ser mais comumente usado para fazer travesseiros, colchões, mas em alguns casos também é usado para fazer roupas. Esse tipo de tecido tem uma eficácia de filtragem entre 14% e 39%, o que o torna um tecido muito vulnerável para criar peças para o combate ao COVID-19.

Flanela

A flanela é um tecido macio feito principalmente de lã ou algodão com um toque macio e suave. A lã é usada para roupas de abrigo e algodão para roupas íntimas ou roupas de cama. A eficácia da filtragem para este tipo de tecido estava entre 22% e 54%. Apesar de ser maior que a do algodão acolchoado, a eficácia desse tecido é baixa e devemos ter cuidado com os artigos de proteção criados a partir deste tecido.

Seda sintética

A seda sintética é um tipo de tecido artificial criado para imitar a sensação e a aparência da seda genuína, por uma fração do preço da seda natural. Também conhecida como seda artística ou rayon, é usada em tapetes, roupas, bolsas e almofadas. No caso deste tecido, a eficácia da filtragem estava entre 14% e 25%, o que definitivamente o torna um material inadequado para uso em equipamentos de proteção.

Cetim

O cetim é um tipo de tecido brilhante com superfície lisa e corpo médio em poliéster e pode ser usado para fazer bandeiras, forros, roupas, roupas de baile, lingerie e pijamas. No experimento realizado pelos cientistas da ACS, o cetim mostrou uma eficácia entre 14% e 51%, e também é um dos tecidos que não deve ser usado para fazer nenhum tipo de peça para evitar a propagação do vírus.

Precauções que devemos ter

O estudo também produziu informações muito interessantes, independentemente do tipo de tecido usado. Um fator crucial para a eficácia da peça é que ela seja do tamanho correto. A importância disso não pode ser subestimada, mesmo com as máscaras N95 recomendadas aos médicos, se elas não se ajustarem bem, a eficácia poderá cair em até aproximadamente 35%.

Além disso, para que a eficácia dos tecidos aumente, várias camadas do mesmo tecido devem ser feitas, isso pode aumentar até aproximadamente 15%.

Conclusão

Não há dúvida de que estamos nos adaptando a uma nova normalidade em que usar máscaras e E.P.I é algo que faz parte do nosso cotidiano. Uma melhor compreensão de como nos proteger não é apenas uma responsabilidade para nós, mas também um dever para com os outros. Mantenha-se conectado conosco e mantenha-se informado sobre o melhor conteúdo do mundo da moda e da tecnologia. Leia, comente e compartilhe.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces