Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

26/07/2013

Sustentabilidade na indústria têxtil

A sustentabilidade é um tema que está em alta em todos os setores. A indústria têxtil e de vestuário também são áreas que estão atentas a essa necessidade da sociedade e têm buscado formas de tornar a produção e o consumo de matéria-prima mais sustentáveis. Além da preocupação com o futuro, as empresas também buscam confeccionar produtos que se adequem a consciência dos consumidores, que estão mais preocupados com as questões ambientais.

A sustentabilidade é baseada em cinco questões que precisam ser levadas em conta simultaneamente: social, econômica, ecológica, espacial e cultural. Cada um desses pontos devem ser contemplados dentro de um planejamento de desenvolvimento sustentável. Ou seja, a empresa precisa ter um plano ou produção que abranja todas essas questões. Esse é um dos grandes desafios que as indústrias de todo o planeta enfrentam atualmente.

Algumas ferramentas auxiliam as empresas na busca da sustentabilidade: a eco-eficiência e o ecodesign. A eco-eficiência visa o desenvolvimento sustentável, onde prima-se pela confecção de produtos com o máximo de aproveitamento dos recursos e na redução da geração de rejeitos. Um conceito bastante relevante, aplicável e que causa grande impacto na indústria têxtil, uma vez que esta utiliza grande quantidade de matéria-prima, energia e água na produção.

Já o conceito de ecodesign visa a diminuição do impacto de um determinado produto no meio ambiente, sem que este perca qualidade, tornando a vida dos consumidores melhor. O objetivo do ecodesign ou design sustentável é promover ações que priorizem o uso racional dos recursos disponíveis.

Certificações ambientais também são bons aliados das indústrias têxteis e confecções na redução dos prejuízos causados ao meio ambiente, pois baseia-se na análise do processo produtivo da empresa. Caso a firma não esteja funcionando dentro do recomendado para a obtenção do selo, precisa se adequar.

A utilização dessas ferramentas atuam no sentido de encaminhar a confecção dos produtos no sentido de agregar capacidades estéticas, ergonômicas e funcionais. Também possibilitam uma mudança significativa na produção, tornando-a mais consciente e menos danosa ao meio ambiente.

Fonte:
Materiais têxteis e a sustentabilidade

 

 

Leia  mais:

Welton Zonatti fala sobre carreira e sustentabilidade

Moda sustentável: Um estudo de maquinários

A Sustentabilidade está na Moda

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

sala-de-corte-4.0

13/08/2019

Sala de corte 4.0: planeje e controle a sua produção com mais assertividade

Escrito por Audaces

08/08/2019

Conheça as previsões para a indústria da moda até 2025

Escrito por Audaces

21/06/2019

Como usar a Base de Conhecimento Audaces

Escrito por Audaces