Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

custos-invisiveis-moda-audaces

27/02/2018

Saiba o que são os custos invisíveis e como eliminá-los

Sabe quando fazemos algo porque sempre foi feito daquela forma? Sempre deu certo desse jeito, então não tem porque mudar? É muito comum nos depararmos com esse pensamento em diversas situações, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.

Mudanças de hábitos, ampliação da visão e alteração de culturas já instaladas nos processos de uma empresa são difíceis de mudar. Mas quando mudam, parece até que você deu um salto gigantesco. E depois tudo parece tão óbvio que nos perguntamos como não tínhamos pensado nisso antes, não é mesmo?

Hoje, queremos falar sobre um desses paradigmas, que normalmente é passado despercebido, mas após mudanças de processos para que ele seja visto, muitos benefícios podem ser obtidos pela sua empresa.

Você provavelmente sabe o quanto investe em cada etapa da sua confecção. Mas sabe o quanto gasta em cada retrabalho? Falamos “gastar” porque este é um custo que pode ser evitado, mas normalmente as confecções não cuidam desse gasto, e por isso ele é chamado de custo invisível.

Nesse post, vamos explicar o que são esses custos invisíveis e como você pode atuar de forma ágil para minimizá-los, tornando a sua confecção mais produtiva e reduzindo gastos.

Mas, afinal de contas, o que são esses custos invisíveis de uma produção de moda?

Os custos invisíveis são custos indiretos que envolvem processos produtivos e gasto de materiais. Por isso, poucas são as empresas que realizam esse controle. Porém, é importante você observar que esses custos podem consumir boa parte da receita de uma confecção de moda.

Os custos invisíveis também podem superar os custos diretos (mais simples de serem medidos). Ou seja, são custos que passam a ser percebidos quando se analisa o conjunto dos processos envolvidos na produção de moda de uma confecção.

Vale destacar que os custos invisíveis impactam no aumento do custo total da execução de um processo ou produção de moda.

Quais os principais custos invisíveis que incidem na Indústria da Moda?

Bem, são vários – e pode ser que, além dos custos listados aqui, a sua empresa ainda tenha outros tipos de custos invisíveis. Por isso, fique atento!

Os custos invisíveis podem surgir em qualquer etapa do processo produtivo, mas uma das situações mais comuns na Indústria da Moda ocorre quando a prototipagem do modelo dá errado, gerando uma peça final que não corresponde com o que foi planejado pela área de estilo ou que o custo esteja acima do limite. Esse tipo de custo invisível é menos controlado.

Vamos analisar um processo simples de criação e desenvolvimento de um modelo. Ele vai envolver:

Agora, analise o custo/hora de cada uma dessas pessoas/etapas envolvidas no processo. Em seguida, calcule o tempo que cada pessoa investe para produzir um modelo. Assim, você consegue somar o custo/hora de cada pessoa mais os materiais envolvidos para produzir um modelo e saber quando custa para desenvolver uma peça piloto.

Continuando a análise, multiplique esse valor da peça piloto pelo número de vezes que você precisa refazer a peça. Ou seja, se você faz três peças piloto por modelo, multiplique esse custo por três, e assim por diante.

Ainda realizando um cálculo bem simples (veja que não estamos contando imposto sobre hora de trabalho, custos indiretos de energia, logística, etc.), multiplique esse valor encontrado pelo número de peças de uma coleção. E, depois, pelo número de coleções que você faz no ano.

Desperdício de material, tempo ocioso de funcionários, má gestão do processo produtivo, mão de obra desengajada – isso tudo impacta nos custos do produto, apesar de esses valores raramente serem calculados e contabilizados. Geralmente, todos esses custos são embutidos no custo final da coleção, mas não são discriminados.

É possível perceber que a maioria das empresas possuem altos custos invisíveis, e mesmo que eles não sejam tão elevados, é possível eliminá-los. Com isso, redução de custos, aumento de produtividade e entrega no prazo passam a ser conquistas frequentes na empresa.

Como a tecnologia pode ajudar a medir os custos invisíveis da produção de moda?

Esses são custos bem complexos de medir, mas existem algumas ferramentas e ações que ajudam e muito nessas etapas. O resultado final passa a ser sentido principalmente no custo de produção de cada artigo.

Atualmente, a Indústria da Moda dispõe de softwares que auxiliam em todos os processos de produção de forma integrada. O fato de as ferramentas atuarem de forma integrada possibilita os subsídios necessários para reduzir custos diretos e também os invisíveis.

A multissolução Audaces 360, integra as informações da área de criação e modelagem, facilitando, assim, a comunicação entre estilista e modelista, reduzindo os ruídos que podem aparecer entre esses profissionais e acelerando o processo de desenvolvimento.

Além disso, a solução permite calcular automaticamente o pré-custo da coleção (consumo de tecido, aviamentos, etc.) já na etapa de Criação, garantindo uma maior assertividade e reduzindo, dessa forma, os retrabalhos que acontecem no processo de desenvolvimento.

O Audaces 360 também elimina outros custos invisíveis, uma vez que evita o desenvolvimento de peças que não serão viáveis, sob o ponto de vista econômico, de serem produzidas. Isso é possível através da tecnologia 4DAlize, que permite que o estilista teste os modelos no ambiente virtual antes mesmo da fabricação do protótipo e que tenha o pré-custo da peça.

Isso reduz consideravelmente tanto o tempo gasto no processo da produção de moda quanto os custos com a fabricação de protótipos, uma vez que muitas confecções têm alto custo nessa fase.

A utilização da multissolução Audaces 360 diminui o tempo de desenvolvimento dos moldes base e das gradações, uma vez que a sua tecnologia permite ao modelista criar e ajustar as modelagens facilmente, bem como desenvolver toda a gradação de um molde com poucos cliques.

Já pensou no impacto que reduzir o tempo de trabalho desses profissionais pode ter na sua confecção? Isso significa aumento da produtividade e de lucratividade!

Retrabalho é outra coisa que onera a sua produção de moda. Atuar no sentido de minimizar a quantidade de retrabalho traz um impacto significativo para a sua confecção. Mas como isso pode ser feito?

Primeiro, com uma comunicação eficiente entre os profissionais envolvidos na produção de moda, é possível ter um ganho significativo. Segundo, a possibilidade de criar modelos virtuais permite testar facilmente a viabilidade de um produto, partindo para a prototipagem quando o modelo estiver praticamente pronto, por exemplo.

Com as ferramentas certas é possível obter maior lucratividade na produção de moda. Isso porque os processos passam a ser mais ágeis, as coleções são entregues com maior rapidez e desenvolvidas com menos retrabalho e maior qualidade. Já pensou no impacto na sua confecção ao reduzir estes e outros custos invisíveis?

O diferencial competitivo de utilizar o Audaces 360 na produção de moda

A tecnologia evoluiu consideravelmente no sentido de oferecer ferramentas completas e eficazes para a Indústria da Moda. Nós, da Audaces, desenvolvemos há mais de 20 anos equipamentos e softwares para facilitar o dia a dia das confecções. Uma dessas inovações criada pelos nossos especialistas é a multissolução Audaces 360.

O pacote de programas que integra essa multissolução foi desenvolvido para auxiliar em todas as etapas da produção de moda, impactando desde a criação das coleções, passando pelo desenvolvimento da modelagem, graduação, encaixe, plotagem e finalizando no corte.

Isso tudo de forma integrada, oferecendo uma visão sistêmica e global do processo produtivo, tornando os processos mais ágeis, otimizando as etapas produtivas, reduzindo os custos da produção e maximizando os lucros.

 

 

Calcular exatamente o custo invisível que incide sobre a produção de uma coleção ou modelo é algo complexo de se fazer. O que se pode conseguir, com maior frequência, é apenas uma ideia geral de onde a sua empresa talvez esteja perdendo dinheiro e eficácia.

Ao contar com ferramentas como as que integram a multissolução Audaces 360, a sua empresa terá a garantia de usar a tecnologia certa para agilizar os seus processos, reduzir o retrabalho, melhorar a comunicação entre todas as etapas produtivas e dar uma visão sistêmica de todo o processo. Com todo esse aumento de eficiência, a sua empresa usufruirá de impactos positivos em sua lucratividade e produtividade.

Por isso, hoje propomos uma reflexão: olhe para a sua confecção e analise se há espaço para otimizar a sua operação. Conte pra gente, nos comentários deste texto, o que você viu e o que está pensando em fazer para deixar a sua produção ainda mais ágil.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

21/09/2018

Descubra como a Indústria 4.0 melhora o desenvolvimento do produto de moda

Escrito por Audaces

linha-de-tecidos-compra-lead-times-confecção-audaces

19/09/2018

Entenda como funcionam os lead times de uma confecção na compra de uma linha de tecidos

Escrito por Audaces

moda-do-futuro-industria-4.0-audaces

18/09/2018

Como a Audaces contribui com a Indústria 4.0 e para criar a moda do futuro

Escrito por Audaces