Saiba mais sobre como ampliar o lucro da sua coleção de moda

Assim como todo o restante da nossa realidade, a moda tem mudado muito nos últimos tempos, e mais ainda o produto de uma coleção de moda. O novo consumidor quer mais do que apenas comprar por comprar – ele quer comprar porque acredita que aquele produto vale a pena, seja pelo preço ou pela qualidade daquele item.

Hoje em dia, as peças de uma coleção de moda precisam custar muito menos do que antigamente. Isso porque, atualmente, não há espaço para erros. Muitos fatores impactam no custo de uma peça e, por isso, devemos prestar atenção para que, durante o processo, não sejam perdidos centavos que podem fazer muita diferença lá na frente, quando sua coleção chegar ao cliente final.

Como lucrar com uma coleção de moda que tem o preço como um dos seus diferenciais?

Com peças de uma coleção de moda custando menos, o que esperamos é obter mais lucro, não é mesmo? E isso não significa, necessariamente, vender mais, mas sim causar menos desperdício e, consequentemente, evitar ao máximo os erros. Afinal, se o novo consumidor compra menos, de forma mais consciente, precisamos ser assertivos em nossas produções.

Para tratar desses e de outros desafios das empresas que atuam na Indústria da Moda, promovemos o webinar “Como obter mais lucro na sua coleção de moda” com a fundadora e CEO da Fashion Office, Luiza Freitas.

Uma das dicas dadas pela especialista no nosso webinar é de que você não deve pensar em diminuir o preço de uma peça para vender mais, e sim planejar a sua coleção de moda buscando vender mais e tendo os mesmos gastos que você tem hoje. Ou seja, a questão é lucrar mais com o mesmo investimento.

Durante o webinar, Luiza explicou que não existe uma receita pronta. Você deve levantar questionamentos, sempre se atualizar e pesquisar sobre seu público-alvo e tudo que está ao seu redor. Ficar estagnado é inadmissível para uma marca, pois o avanço e a novidade são duas das principais leis para o setor da moda.

Uma outra dica que Luiza, antiga parceira nossa na Audaces, deu durante o webinar foi a indicação do livro “Economia da Moda”, de Enrico Cietta, que aborda vários princípios muito importantes para quem trabalha na área. Muitas das teorias e ideias abordadas por Luiza no webinar, inclusive, vêm desse livro.

Acerte o alvo com uma coleção de moda

Uma das ideias de Cietta explorada por Luiza no webinar é a metáfora do tiro ao alvo, que sugere que se você tem 100 tiros para acertar um alvo – assim como as coleções costumavam ser antigamente –, fica fácil. Mas, hoje, você não tem mais tantos tiros, você tem 10 disparos, por exemplo.

Resumindo: você tem muito menos recursos para acertar seu alvo, que é o cliente. Isso acontece porque o custo para produzir uma coleção de moda subiu, a concorrência aumentou e, assim, se antigamente a sua empresa podia lançar vários modelos para alcançar o seu público, hoje você não pode mais fazer isso. Esses fatores, que aumentaram a concorrência do mercado, fazem com que agora sua empresa tenha que dar um tiro certeiro a cada nova coleção de moda.

Além disso, de acordo com Luiza, a redução de custos na fase de desenvolvimento do produto é fundamental. Essa redução não deve ser feita no campo da matéria-prima, comprando tecido mais barato, por exemplo, mas tendo um processo de produção eficaz, eficiente e otimizado – assim como nossos sistemas da Audaces.

Será que você tem feito isso no dia a dia da sua marca? E evitando retrabalho? Pense se, talvez, esse não seja justamente o motivo de o seu lucro não estar tão alto quanto deveria (ou poderia) ser.

Mais um ponto importante tratado por Luiza no nosso webinar foi a questão do tempo certo. Esse fator está relacionado ao tempo que leva para o produto de uma coleção de moda chegar até o cliente, então é preciso ficar atento ao calendário de moda e ao de atacado.

O calendário do segmento de atacado tem os lançamentos para os lojistas, enquanto o calendário de moda é voltado para o cliente. Preste atenção nesses calendários para aproveitar datas comemorativas importantes e conectar suas vendas a isso.

Dessa forma – complementa Luiza –, não adianta você ter uma coleção de inverno perfeita e ela não chegar a tempo para o varejo. É tudo uma questão de timing. Até porque o produto de uma coleção de moda, que tem informação relacionada a uma tendência específica, não pode ficar parado na prateleira de uma estação para a outra.

O produto que não chegar em uma loja a tempo de atender a uma temporada ficará ultrapassado e você irá perder venda e lucro. E aí vai um recado muito importante para você que é estilista: foque, sim, em fazer um produto lindo e perfeito, mas não deixe o prazo de lado.

No entanto, além do tempo certo, é importante ter os produtos certos. E isso está relacionado e varia conforme o seu mercado e o seu modelo de negócios. Sua loja deve ser composta por produtos básicos, que vendem sempre e variam menos com informações de moda, ou por produtos com informação de moda e mais comerciais? Ou será, ainda, que a sua loja deve ser composta por produtos com informação de moda mais arrojada e conceitual, para vitrines e catálogos, ou também por acessórios e complementos que vão fazer o público enxergar o look completo e o lifestyle?

Mas como balancear todas essas informações? Através das 5 etapas do mix de produtos: categoria, tipo de produto, peso de moda, variedade e faixa de preço. Para conhecer essas etapas de uma forma profunda e, ao mesmo tempo, fácil de ser entendida. Assista ao nosso webinar  “Como obter mais lucro na sua coleção de moda” e fique por dentro de tudo!

.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *