Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

19/11/2014

Mercado e tecnologia: Roberto Piancó aponta como agir para melhorar a capacidade competitiva na atua

O consultor Roberto Piancó, com mais de 20 anos de experiência no mercado de produção do vestuário, participará da próxima edição da Febratex, em Blumenau (SC), com a palestra intitulada "Benefícios das tecnologias no processo de automação das confecções", no dia 12 de agosto, às 18h. Antecipando algumas de suas falas, esta entrevista ?exclusiva para clientes Clube Audaces- apresenta o que é tendência hoje na indústria têxtil e o impacto da tecnologia no processo produtivo.
 

Qual o principal desafio do setor têxtil e de confecção na atualidade?
Roberto: O setor têxtil e de confecção deve superar e consolidar algumas tendências mundiais de produção e de gestão de negócios, pensando de maneira estratégica a longo prazo, sendo essencial para o crescimento da empresa.

De que maneira a tecnologia colabora com este crescimento?
Roberto: Diversas empresas no setor do vestuário investem hoje em tecnologia, pois favorece um maior controle da produção, de materiais e de processos. Além disso, sistemas e maquinários que facilitam o dia a dia nas confecções permite melhorar a capacidade competitiva da empresa, reduzir os custos, aumentar a produção e reduzir desperdícios.

E o mercado está preparado para estas novas tecnologias?
Roberto: Apesar de esta ser uma discussão antiga, ainda falta uma mão-de-obra especializada no setor. Associações têm buscado parcerias e vêm realizando ações que visam profissionalizar os trabalhadores. Considero importante uma aproximação entre empresas e universidades, e acredito que a chave para isso está no compartilhamento de informações.

O que deve ser levado em conta na hora de implantar novas tecnologias na empresa?
Roberto: É preciso verificar se existe mão-de-obra qualificada disponível para operar o sistema e as máquinas que se pretende adquirir. Sempre aconselho a confiar em empresas que já estejam consolidadas no mercado nacional, que possua venda consultiva do sistema e um baixo custo de manutenção.

O que mais será abordado em sua palestra na Febratex, em Blumenau?
Roberto: Além de apresentar um panorama da atualidade, vamos discutir os processos de encaixe, pensando nas etapas do processo produtivo, nos fatores que influenciam no planejamento e as questões técnicas de implantação de uma máquina de corte para o gerenciamento de desperdícios.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces