Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

14/06/2019

Qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

O planejamento e controle de produção (PCP) na confecção de moda garante que o setor e seus estilistas criem de maneira muito bem definida uma gama nova de produtos e estabeleçam exatamente o volume de tecidos e aviamentos que serão utilizados no processo produtivo, além do tempo que será gasto em cada etapa.

Muitas empresas utilizam a estratégia de PCP. As de médio e grande porte estruturam um setor responsável pelo planejamento e controle de produção por causa do grande volume a ser produzido e também em função dos prazos, normalmente apertados.

É importante entender que, assim como em qualquer tipo de indústria, na confecção de moda, o PCP abrange todo o processo produtivo, da criação ao desenvolvimento de novas coleções, até a expedição dos produtos.

Como funciona o PCP na Confecção de modas

Muitos acreditam que PCP na moda significa apenas anotar tudo o que acontece com a produção de cada produto e, depois, transmitir esses dados para uma planilha de consulta. PCP é bem mais do que isso. Planejar e controlar a produção na confecção de modas é projetar, organizar e ordenar todos os recursos, máquinas, ferramentas e produtos envolvidos no processo produtivo. A partir do momento em que um pedido é feito, uma data de entrega é definida. Então, a análise dos requisitos é feita de acordo com o checklist abaixo:

  1. Qual o projeto para esta demanda? Existe algum definido?
  2. Que tipo de matéria-prima será necessário para a confecção dos produtos? Qual o prazo de entrega?
  3. Será necessário mão de obra terceirizada? Corte? Ajustes? Qual o prazo de entrega desses fornecedores?
  4. Quais serão os responsáveis por cada estágio?
  5. Qual máquina/ferramenta será usado em cada estágio?
  6. Qual o tempo que o produto passará em cada um desses equipamentos?
  7. Existem processos pré-finalização? Revestimento? Impermeabilização? Etiquetagem?
  8. Esses processos serão feitos dentro ou fora da empresa? Quanto tempo leva esse procedimento?
  9. Após a confecção do produto e a conclusão dos serviços, como isso será embalado e expedido?

É sempre importante levar em consideração na definição de tempo de cada etapa de processo, um tempo extra de tolerância. Esse período nada mais é do que uma zona de segurança para corrigir possíveis erros de produção.

Toda e qualquer etapa do processo necessita indispensavelmente de uma projeção de tempo. Somente assim será possível transmitir um prazo de entrega realista e que esteja livre de imprevistos.

Resumindo, o PCP na confecção de moda, projeta, organiza e ordena todos os processos, recursos, máquinas e pessoas envolvidas na produção de suas coleções.

Softwares e aplicativos para programar e controlar sua produção

O volume de informações relacionadas ao processo produtivo que são trabalhadas no PCP é enorme. É praticamente impossível gerir a produção sem o auxílio de softwares e aplicativos inteligentes.

Essas ferramentas são indispensáveis para manter uma organização efetiva, simplificada e ágil. Os prazos estão cada dia mais apertados. Não se pode mais perder tempo com erros e, por isso, é vital planejar e gerenciar sua confecção com assertividade.

Para garantir um bom desempenho em todo processo de criação e desenvolvimento, a multissolução Audaces 360 é indicada, pois apresenta soluções exatas para o profissional de moda. Além de auxiliar na criação de roupas em 4D,  o Audaces 360 possibilita o desenvolvimento de moldes de alta qualidade e extrema precisão e encaixes com rendimento surpreendente de tecidos

Conheça a multissulução Audaces 360:

  • Audaces Idea

O Idea permite que você desenhe com recursos específicos ou crie diretamente sobre um manequim 3D. Desta maneira, em instantes é possível materializar suas criações com uma impressora tridimensional.

  • Audaces 4D

Ferramenta usada na fase inicial, ou seja, na criação. O 4D é responsável pela aprovação de modelos para as próximas etapas de produção, criação de ficha técnica, desenvolvimento da modelagem e peça piloto. Além disso, também simula as peças em um ambiente 3D.

  • Audaces Moldes:

Outra ferramenta da etapa de criação. O Moldes desenvolve de forma dinâmica moldes de alta qualidade e extrema precisão. Este software também digitaliza e extrai a pré-modelagem feita na ferramenta 4D.

  • Audaces Encaixe

O Encaixe é usado para aumentar a rentabilidade, otimizando o uso da matéria-prima, item de peso relevante no custo das peças. Por meio dele também é possível gerar relatório de ordem de corte e calcular o consumo de tecido por cor, facilitando o processo de separação de material para o corte. Nele também estão inclusos ferramentas de detalhes de corte, supressão de linhas e configuração de estampa digital.

  • Audaces Supera

Uma ferramenta de gerenciamento de processamento de filas de encaixe enviadas por um ou mais computadores em toda empresa, permitindo que o sistema e o operador fiquem livres para executar outros processos. Esse controle preciso aumenta o aproveitamento de tecido, economiza tempo nos processos e dispara a produtividade do negócio.

  • Audaces Go

Software usado para o gerenciamento de suas licenças.

  • Audaces Isa

Plataforma que permite o gerenciamento de cada uma de suas coleções, etapa por etapa, da produção. Essa facilidade conecta toda a empresa e permite que suas equipes de estilo trabalhem focadas no processo de desenvolvimento para alcançar maior assertividade e aumentar os lucros da marca.

Trabalhar com o Audaces 360 é ter a certeza de contar com um ERP completo para o planejamento e controle de todos seus recursos e processos. Converse com um profissional especializado Audaces e saiba como essa solução pode se encaixar perfeitamente em seu negócio.

Sobre a Audaces

Para conhecer melhor as soluções Audaces, acesse nosso site e acompanhe as publicações aqui no nosso blog.

2 respostas para “Qual a importância de um PCP na confecção de Moda?”

  1. Eva Costa disse:

    Muito bom, tudo bem esquemátizado.
    Parabéns!

  2. Rosa Oliveira disse:

    Sonho de consumo.Excelente

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

modelagem-e-costura-novo-podcast-apresenta-influenciadora-digital-audaces

20/09/2019

Novo podcast apresenta influenciadora digital que ensina modelagem e costura

Escrito por Audaces

desenvolvimento-de-colecao-de-moda-estrategias-acertar-audaces

19/09/2019

3 estratégias para acertar no desenvolvimento de coleção de moda

Escrito por Audaces

17/09/2019

Gestão de moda: 7 cases de sucesso para se inspirar

Escrito por Audaces