Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

17/10/2013

Produção de objetos do vestuário sob a ótica da moda e do design

O termo moda é utilizado para designar diferentes objetos do vestuário e diversas situações e, em todos esses casos, a "moda" traz conceitos distingos. Por exemplo, quando aplica-se o termo moda ao vestuário significa que é algo único e exclusivo (alta-costura), mas também pode ser usado para designar as empresas que compõem a cadeia de produção do vestuário como em “indústria da moda”, também pode indicar o novo e moderno como quando empregado no “carro da moda”. Moda é um termo curinga que pode ser utilizado em variados momentos e contextos, porém, o termo design também pode ser usado de diversas formas.

Isso pôde ser visto a partir da década de 90 no Brasil, quando houve a inclusão do termo design na área de moda devido a compreensão de que a produção de objetos de vestuário da moda passou a ser considerado como um dos campos do design. É importante destacar que esse conceito vinculado à produção de objetos de vestuário leva a uma discussão maior, uma vez que o design apresenta noções diversas que mostram diferentes posicionamentos, alguns bem diferentes entre si, e que vão além da estética e da forma.

O artigo “Análise de algumas noções e valores do campo de produção de objetos do vestuário” aborda essas questões referentes aos dois conceitos e traz diferentes noções e valores vinculados aos termos “moda” e “design”.

Dentre todas as formas de utilizar os termos design e moda, o artigo aponta que não dá para definir se um é mais apropriado do que o outro, pois ambos estão relacionados a diferentes noções complementares e também contrarias. Isso faz com que essas relações se tornem bastante complexas. Logo, são as relações e suas compreensões que podem auxiliar no entendimento dessas definições e também para a delimitação da atuação do designer de moda.

Com base na teoria de Pierre Bourdieu, o autor faz uma análise dos valores da área de produção de objetos do vestuário, uma vez que a teoria “considera que é a organização e o funcionamento da estrutura social e as relações de poder que se estabelecem dentro dela que determinam as escolhas e ações dos indivíduos”. Nesse sentido, a moda e o design e as práticas relacionadas a eles são entendidos como “resultado das relações de poder entre os agentes que pertencem ao campo”, segundo o autor.

Ao se levar em conta que a produção dos objetos do vestuário relacionados à moda é integrada por produtores de alta-costura, prêt-à-porter ou de artigos populares fabricados em grande escala é possível levar em consideração, tendo em mente a lógica apresentada por Bordieu, que esses fabricantes atingem uma certa posição, situação que interfere em suas características, estratégias, práticas e itens.

Fonte:
Análise de algumas noções e valores do campo de produção de objetos do vestuário

 

 

Leia mais:

Como criar uma coleção de moda

Gestão de marca na moda – Parte 1

Processo criativo e sistema de difusão de moda

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Pink October Campaign Symbol

30/10/2020

Campanha Outubro Rosa: quando a prevenção entra na moda

Escrito por Audaces

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces