Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

01/10/2019

Produção de moda: 4 dicas para ganhar eficiência na sua confecção

O faturamento de uma empresa têxtil e do vestuário está diretamente relacionado à eficiência da produção de moda. Garantir produtividade de qualidade é o caminho para aumentar a rentabilidade e para que o lucro seja atingido e preservado a cada mês.

Quando uma empresa que atua no setor da moda consegue trabalhar de maneira eficiente, é possível ampliar sua produtividade, competitividade e lucratividade. Para isso, é fundamental investir em recursos de automação e na digitalização de processos. Saiba mais.

Tecnologia que garante maior eficiência na produção de moda

De acordo com o IBGE, existem mais de 67 mil empresas do segmento de confecção e vestuário em operação no Brasil. Esse número demonstra como o setor é um dos mais importantes da indústria brasileira — e um dos grandes empregadores do País.

Com um número tão expressivo de empresas no segmento de confecção e vestuário, é um grande desafio manter-se competitivo e ter lucratividade.

É preciso ter eficiência nos serviços para reduzir os custos de produção, diminuir o valor do produto final, manter a qualidade das peças produzidas para, só então, conseguir obter representatividade em seu nicho de mercado.

Para atingir todas essas metas por meio da eficiência no processo produtivo, faz-se necessário dar um passo à frente: sair do manual, informatizando e automatizando sua produção de moda.

Mas, afinal, qual o motivo de tanta eficiência?

As máquinas atualmente trabalham integradas a computadores que enviam e recebem dados de todos os tipos sobre a produção. Dessa maneira, os processos acontecem de forma padronizada, ágil e prática, reduzindo a quase zero a possibilidade de problemas durante a produção de moda.

Trabalhar com um número de erros quase nulo significa menos gastos com retrabalhos, otimização do processo criativo, melhor gestão de recursos produtivos, menor tempo de produção, maior satisfação do cliente e, por fim, maior rentabilidade na produção de moda.

Quer saber como ter isso em sua empresa? Confira essas quatro dicas que poderão ajudar o seu negócio a tornar-se ainda mais eficiente e competitivo:

Dica 1: use sistemas no processo de criação de desenhos e desenvolvimento da ficha técnica

Quando surge uma ideia de um novo modelo ou coleção, ela fica em nossa mente por apenas alguns minutos. Para não perder os detalhes dessa ideia e agilizar o processo criativo, a dica é usar sistemas que estimulem a criatividade do estilista.

Com sistemas criados para essa etapa da produção de moda, é possível desenhar roupas em 4D para visualizá-las diretamente sobre um manequim visual.

Dessa maneira, o estilista conseguirá ver suas ideias minutos depois de elas surgirem. Além disso, esses sistemas possibilitam a criação da ficha técnica durante a confecção do desenho, garantindo que ela seja completa e detalhada.

Veja os problemas e gargalos que você pode eliminar do seu processo produtivo tendo uma ficha técnica de forma automatizada no momento da criação de um novo modelo:

  • Excesso ou falta de matéria-prima;
  • Retrabalhos;
  • Cronogramas apertados ou imprecisos;
  • Inviabilidade da peça;
  • Custos extras para a empresa.

Dica 2: faça planejamento e controle de sua produção

Planejar, programar e controlar a produção de moda é indispensável para obter eficiência produtiva. É preciso definir as datas e prazos para cada etapa do processo de fabricação, desde a criação até o despacho do produto final.

Defina tempo para cada etapa, mas seja realista nessa definição. Para isso, converse com seus colaboradores e colete todos os dados sobre sua produção, incluindo tempo de máquina e de trabalho manual, assim como tempo de homem/máquina.

Somente com essa coleta de informações é possível entender todos os seus processos, como eles acontecem, em qual ordem, quanto tempo leva cada etapa — da criação do desenho ao despacho das roupas na produção de moda.

Com essas informações em mãos, você estará pronto para programar datas de início e fim de cada etapa do processo produtivo de cada coleção que será criada, desenvolvida, fabricada e vendida.

Quando você conta com uma multissolução como o Audaces 360, todo esse processo é facilitado porque todos estes dados são fornecidos de forma automática e em tempo real. Assim, você consegue visualizar todas as etapas da produção de moda no sistema e agir de forma rápida para resolver qualquer gargalo ou problema que possa acontecer.

Dica 3: otimize seus recursos produtivos

A matéria-prima influencia de forma intensa e direta o custo final de uma peça que sua empresa produz. Por isso, usá-la o mais racionalmente possível é fundamental para aumentar a eficiência do seu negócio e reduzir os custos de produção.

Para atingir esse objetivo, invista em tecnologias de desenvolvimento de moldes para economizar tempo e matéria-prima. Os sistemas criados para isso realizam encaixes que aproveitam o máximo de matéria-prima, garantindo que sua empresa use cada centímetro de tecido disponível.

Além disso, esses sistemas gerenciam os processos de fila de encaixe enviados por um ou mais computadores, mantendo a produção organizada e controlada de acordo com o que foi estabelecido no seu planejamento.

Dica 4: utilize sistemas automáticos para o corte de tecidos

Não precisamos nem comentar o quão trabalhoso e demorado é o processo de corte, sem contar o desperdício de matéria-prima que ocorre nessa etapa da produção quando o trabalho é feito de forma manual.

Automatizar esse processo significa alimentar de maneira rápida e eficaz a sua linha de produção.

As máquinas de corte trabalham com espaçamento próximo a zero entre os moldes, definem os pontos de partida, garantem qualidade no acabamento da primeira até a última camada de tecido e aproveitam ao máximo a matéria-prima utilizada na produção de moda.

Tudo isso é feito através do envio dos projetos de corte dos computadores diretamente ao equipamento por meio de interfaces intuitivas, repletas de recursos e fáceis de operar.

É importante lembrar que, para conseguir aplicar essas dicas na realidade de sua produção de moda, é preciso investir em equipamentos que integram todas essas funcionalidades, tornando todo o processo produtivo interligado, com comunicação contínua entre colaboradores, e garantindo processos produtivos bem definidos e controlados.

Conheça o modo de produzir do Audaces 360

O Audaces 360 é a mais completa solução de sistemas integrados para a produção de moda. Com um conceito inovador, essa multissolução otimiza o processo criativo e os recursos produtivos usando dados e entregando facilidades em todas as etapas de produção de moda. Assim, estilo, desenvolvimento e produção trabalham lado a lado.

Isso é possível graças ao sistemas e equipamentos interligados na solução Audaces 360. Confira melhor como essa forma de produzir moda funciona:

Sistemas

  • 4D: para o desenvolvimento de modelos em um manequim tridimensional e com o componente criativo da moda agregado;
  • Idea: para a automatização da ficha técnica e do pré-custo;
  • Moldes: crie moldes e faça a graduação diretamente no computador em poucos cliques;
  • Encaixe: para o máximo aproveitamento do tecido;
  • Supera: servidor para organizar o processo de corte, padronizar os encaixes, reduzir o tempo de produção e economizar o máximo de tecido;
  • Isa: sistema que permite o gerenciamento de toda sua coleção com assertividade;
  • Audaces ICF: Inteligente Cuttin Flow — Fluxo de Corte Inteligente;
  • Digiflash: digitalização do acervo de moldes em papel com apenas um clique no smartphone.

Equipamentos

  • Jet Lux: plotter de risco;
  • Pratica: mesa de enfestar multivalente;
  • Linea: enfestadeira automática;
  • Neocut Bravo: máquina de corte automática mais inteligente do mercado;
  • Neocut SL: máquina de corte que permite design personalizado.

Gostou de acessar essas quatro dicas para ganhar eficiência na produção de moda? Então aproveite para solicitar uma demonstração da Audaces 360 e confira na prática tudo o que pode ser otimizado na sua produção de moda com o apoio das nossas tecnologias!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

modelagem-de-roupas-audaces-360

10/02/2020

Modelagem Digital: recursos para facilitar o dia a dia

Escrito por Audaces

05/02/2020

Conheça o case da Biliton e como aumentaram em 300% sua capacidade produtiva.

Escrito por Audaces

31/12/2019

Gradação: exemplos de como a tecnologia pode ajudar nesse trabalho

Escrito por Audaces