Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

22/06/2015

Processo criativo e sistema de difusão de moda

Por Kledir Salgado
Designer de moda com Mestrado em Têxtil e Moda pela USP

Você já parou para pensar em como ocorre a difusão de moda? Vamos analisar um exemplo prático? Em 2010, notou-se que os moradores das metrópoles brasileiras estavam chateados por viverem trancados em casa. As pessoas queriam quebrar o isolamento e retomar suas cidades. Batizada de Novos Urbanos, essa tendência se desdobrou na cultura da bicicleta, no food truck e na valorização dos parques. Ela pediu um jeito "menos é mais" de vestir. Ninguém vai pisar na grama de salto fino nem vai usar maquiagem pesada para derreter ao sol, não é mesmo? Portanto, foi uma hora de a moda investir em conforto e liberdade de movimentos.

A moda, então, voltou-se para a rua. Nada muito novo, já que tal estratégia foi vista quando a contracultura dos anos 1960 destruía as estruturas vigentes, inclusive da moda, a qual era proveniente das elites para as ruas, e fez surgir um movimento contrário, que saía da rua.

Como podemos notar, o sistema de difusão de moda se estrutura, então, em dois movimentos: o Trickle Down e Bubble up. Vamos conhecê-los, em detalhes, a seguir.

  • Trickle Down (Gotejamento)

Marcas de luxo lançam estilos. Ricos e famosos compram peças das coleções e ajudam a espalhá-las, fazendo as tendências caírem no gosto do povo. Essa é a forma mais antiga de difusão de moda. Esse movimento reinou sozinho em quase todo o século 20 e se baseia numa hierarquização de classes.

  • Bubble up (Evaporação)

Um comportamento das ruas sobe para as diferentes classes socioeconômicas até chegar a todos. As sandálias Havaianas são um exemplo desse tipo de difusão de moda. Usadas pela base da pirâmide, fizeram uma escalada social difundindo-se até celebridades como a atriz Jennifer Aniston.

Após 2010, a moda se reorganiza e surge um novo método de difusão, o Trickle Across (Fluxo Horizontal), em que a tendência se dissipa entre grupos de diferentes classes. Num pequeno período de tempo está em boutiques e em lojas de departamento. Esse é um sistema de difusão de moda semelhante aos virais da internet, como o Brasil falar a expressão "taca-lhe o pau" de uma hora para outra.

Difusão de moda entre as classes

Fonte: http://tab.uol.com.br/tendencias/

O criador de moda deve prestar atenção, portanto, nas tendências e em como a  difusão de informação de moda acontece para desenvolver produtos que tenham grande apelo comercial. Os magazines estão constantemente vigiando a difusão de informação de moda. Quando uma estética nova é lançada e sua difusão atinge de 15 a 20% de usuários na sociedade, é chegado o momento certo de utilizar tal tendência das ruas ou das passarelas de alta-costura.

A Zara, por exemplo, desenvolveu uma estratégia que observa a difusão da informação de moda. Por meio da “curva Zara”, pela qual observadores de moda monitoram a difusão, assim que a tendência atingir 16% de usuários na sociedade é chegada a hora de lançar o produto.

Vestido Marsala Zara Verão 2016

Cor PANTONE Marsala 2015

Curva Zara

Fonte: http://tab.uol.com.br/tendencias/

Por isso, todo criador de moda deve ser antes de tudo um hábil pesquisador/observador do mundo a sua volta, a fim de transmitir os desejos que os clientes têm, e muita vezes não sabem. O criador de moda deve atrair a atenção de uma gama maior de pessoas. Portanto, pesquise, observe e fique atento à difusão das informações de moda ao desenvolver seus próprios produtos.

Leia mais:
Dicas para potencializar o processo criativo de moda
Essência no processo criativo de moda
Motivo e coerência criativa no processo de criação de moda

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

04/12/2019

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces

digitalizacao-de-moldes-de-roupas-conheca-tecnologias-audaces

28/11/2019

Conheça tecnologias para a digitalização de moldes de roupas

Escrito por Audaces

26/11/2019

Cronograma de coleção de moda matador: por onde começar?

Escrito por Audaces